Menu

Alece adere ao Outubro Rosa com ações de prevenção e apoio às mulheres

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) adota, neste mês de outubro, a cor rosa em diversas iniciativas voltadas à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero, duas das doenças que mais atingem mulheres no Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), mais de 73 mil novos casos de câncer de mama são identificados anualmente, enquanto mais de 17 mil registros de câncer de colo do útero são contabilizados. Diante desse cenário preocupante, a Alece promove a campanha Outubro Rosa: um ato de amor por sua vida, com atividades voltadas ao público interno e à comunidade em geral, ao longo de todo o mês.

O cuidado com a saúde deve ser constante, e a Casa do Povo busca reforçar esse compromisso ao discutir temas de impacto social por meio de campanhas temáticas, em especial as que afetam diretamente a vida das mulheres.

PROGRAMAÇÃO:

A programação inicia nos dias 6 e 7 deste mês com a realização do grupo sistêmico Outubro Rosa voltado para mães atípicas de crianças atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), sob articulação do CRS, nos horários de 8h40 às 10 horas e 14 às 15h30. No dia 7, a campanha terá uma blitz nos setores da Alece para divulgação das atividades, articulada pelo DSAS.

Em 8 de outubro, ocorre o lançamento oficial da campanha no Hall do Plenário, a partir das 9 horas, com oferta de serviços de saúde e distribuição de materiais informativos, em parceria com DSAS, CRS, Ciadi, MMLC, DGP, PEM e Unipace.

Ainda no mesmo dia, às 9h30, será aberta a campanha Doe Lenços, para arrecadar doações destinadas a pacientes em tratamento quimioterápico, no Hall do Plenário, sob articulação do CRS. Às 10h30, no Hall do Anexo I, será inaugurada a exposição Retratos e Relatos – Narrativas que acolhem, reunindo fotos e depoimentos de mulheres mastectomizadas, servidoras e representantes de instituições de apoio, articulada pelo MMLC.

Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A programação do dia será encerrada às 16 horas, a ação Comunidade Rosa leva palestra sobre saúde mental e prevenção do câncer de mama ao bairro João XXIII, em Fortaleza, organizada pelo CRS e DSAS.

Nos dias 13 e 14, a campanha promove a roda de conversa Vamos falar sobre o câncer de mama e oficina de origamis com os participantes do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi), no Auditório Lucila Bonfim (Anexo III), às 14 horas do dia 13 e às 9 do dia 14, sob articulação do DSAS.

No dia 16, às 9 horas, o Auditório Murilo Aguiar (Anexo I) recebe a roda de conversa Conscientização e Saúde: Prevenção do câncer de mama, acompanhada de chá terapêutico, com participação de especialistas como o oncologista Luís Porto, o médico Elvis Lopes, a psicóloga Greyce Guimarães e mulheres que superaram a doença. O público-alvo será formado por servidores da Alece.

As ações seguem no dia 17, às 16 horas, com a Comunidade Rosa no Residencial Cidade Jardim, no bairro Prefeito José Walter, em Fortaleza, e continuam no dia 21, às 9 horas, com nova edição na comunidade Sapiranga, também na Capital. Ambas são articuladas pelo CRS e DSAS.

No dia 22, às 17 horas, será realizado um aulão de pilates, biodança e alongamento dinâmico, além de orientações sobre o autoexame das mamas, no estacionamento da Alece, sob organização do CRS e DSAS.

A agenda será encerrada no dia 23, às 16 horas, quando a campanha promove mais uma edição da ação “Comunidade Rosa” em Caucaia, com palestra sobre saúde mental e prevenção do câncer de mama.