Menu

Posto de Saúde no Conjunto Ceará volta à ativa após obras da Prefeitura

O prefeito Evandro Leitão (PT) entregou, nesta terça-feira (30), às 9h, a reforma completa do posto de saúde Maciel de Brito e da unidade de zoonoses, ambos localizados no Conjunto Ceará. As obras, paralisadas desde outubro do ano passado pela gestão anterior, foram retomadas e concluídas pela atual administração municipal.

O posto de saúde Maciel de Brito, que atende cerca de 18 mil usuários, volta a funcionar em seu endereço original, com atendimento ao público das 7h às 19h. O equipamento entregue pela prefeitura atenderá quase 20 mil pessoas.

O espaço recebeu adequações estruturais que garantem mais segurança, conforto e eficiência no acolhimento aos pacientes, e melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde.

Evandro ressaltou que está iniciando uma reestruturação na saúde em Fortaleza.

“Essa reestruturação passa pela recuperação física dos postos, das unidades, postos de saúde, hospitais, João, vice-presidente do conselho, postos de saúde, hospitais, as UPAs, as policlínicas, enfim, os CAPS, todas essas unidades estão sendo recuperadas”, destacou o prefeito.

RECONSTRUÇÃO POR ETAPAS

A prefeitura iniciou a reconstrução por etapas. A primeira etapa se refere ao posto de saúde Pontes Neto, que será entregue em três ou quatro meses. Além da finalização da obra do posto Nossa Senhora da Conceição no início de 2026, com 144 leitos, 10 leitos de UTI e centro de imagem.

Também será realizada a recuperação de todos os CAPS de Fortaleza na primeira etapa. A prefeitura considera essa fase como recuperação física.

Na segunda etapa, será realizada a recuperação dos medicamentos, por meio da regularização de toda a questão da oferta de medicamento. Por último, a contratação de profissionais de saúde.

“Nós estamos contratando mil profissionais de saúde para colocar dentro das nossas unidades. Chamamos os 411 da fase IV, chamamos o concurso do RAPS, foram 260, 82 do IJF. Enfim, serão mil profissionais que nós estamos colocando na rede de saúde municipal”, evidenciou Evandro.