O setor de bares e restaurantes no Ceará apresentou resultados positivos em agosto de 2025. Entre os dias 15 e 23, 51% das empresas registraram lucro, 37% mantiveram estabilidade e 11% tiveram prejuízo.
Os números são da pesquisa realizada pela Abrasel com empresários do segmento de alimentação fora do lar.
Já em relação ao faturamento, os resultados foram variados. Na comparação com julho, 29% dos estabelecimentos relataram aumento de receita, 46% informaram queda e 25% permaneceram estáveis.
*Inicialmente, publicamos que os dados eram os relacionados ao mês de setembro, conforme informado pela assessoria da Abrasel. Posteriormente, a informação foi corrigida, com o mês de referência sendo agosto.
Para o presidente da Abrasel no Ceará, Taiene Righetto, os dados reforçam a importância do setor para a economia local.
“O cenário de recuperação é fruto de fatores como o aquecimento do turismo e maior controle financeiro por parte das empresas. O setor ainda enfrenta desafios importantes, como o peso da carga tributária e o endividamento, mas os dados mostram que estamos avançando. Isso é fundamental para garantir a geração de empregos e a movimentação da economia local”, destacou.
No quesito preços, a pesquisa mostrou que 54% dos empresários reajustaram seus cardápios conforme ou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses.
Outros 3% aplicaram aumentos acima do índice, enquanto 43% não realizaram nenhum ajuste no período.
O levantamento também o endividamento das empresas. No total, 39% dos negócios do setor têm dívidas em atraso, sendo os principais débitos relacionados a impostos federais (66%), impostos estaduais (50%) e taxas municipais (28%).
