A Câmara de Fortaleza (CMFor) inaugurou nesta terça-feira (30) o Espaço Evoluir, equipamento voltado para o atendimento de crianças e adolescentes com síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA).
No primeiro momento, o atendimento será voltado apenas a familiares de servidores da CMFor, mas, em uma próxima etapa, haverá a abertura dos serviços para a população da comunidade próxima à casa legislativa.
Um dos pontos destacados por Leo Couto (PSB), presidente da CMFor, é o acolhimento não apenas às crianças, mas também às suas famílias. Ele frisa que essa política é, especificamente, uma inspiração levada à casa legislativa pelo vereador Professor Enilson (Cidadania).
“A Câmara de Fortaleza dá exemplo para todo o Brasil, quando faz um espaço desse para as crianças filhas de funcionários autistas e com síndrome de Down. Quando a gente faz o acolhimento [também] das famílias, a gente está dando essa consciência e esse exemplo. […]. A gente fez um planejamento, em janeiro, com metas. Essas metas estão sendo atingidas. Eu sempre digo que os equipamentos públicos têm de ser ótima qualidade, não de boa. O Espaço Evoluir [vocês vão ver] são equipamentos de ponta, são profissionais de ponta que vão prestar assistência a essas crianças e a esses adolescentes”, disse o presidente da CMFor.
IMPORTÂNCIA
Presente ao evento de inauguração do Espaço Evoluir, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), falou sobre a relevância da política de inclusão implementada pelo vereador Leo Couto.
“Para além dessas paredes, desse espaço físico, [o Evoluir] vai cuidar de tantas e tantos que necessitam de um acolhimento, acompanhamento. Pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down e todas aquelas neurodivergências que por ventura venham a ter. Só tenho que parabenizar a Câmara de Fortaleza, porque está saindo da sua zona de conforto, de fiscalizar os atos do Poder Executivo, de legislar, criar normas e está entregando à sociedade fortalezense, no caso, aos colaboradores da CMFor, um equipamento que vai acolher, acompanhar tantos e tantas“, afirmou o gestor da capital cearense.
O atendimento no Espaço Evoluir, inicialmente, beneficiará filhos e dependentes de parlamentares, servidores, colaboradores com cargos comissionados e terceirizados. Segundo Leo Couto, a previsão é expandir o serviço para a comunidade do entorno, ampliando o impacto social do equipamento na cidade.
IMPACTO SOCIAL
A equipe multidisciplinar do Espaço Evoluir é composta por neuropediatras, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicomotricistas e fonoaudiólogos. Os primeiros atendimentos serão iniciados nesta quarta-feira (1º).
Durante a sessão ordinária na CMFor, na manhã desta terça-feira, Leo Couto ressaltou a colaboração suprapartidária para apresentação e aprovação do projeto.
“Uma conquista construída a muitas mãos, por todos os vereadores e vereadoras desta Casa Legislativa, que se uniram, independentemente de partidos, para dizer um sonoro sim à inclusão, à empatia e ao cuidado com quem mais precisa. O Espaço Evoluir foi aprovado por unanimidade, e eu só tenho a agradecer. Por isso, eu sempre digo: essa é uma conquista coletiva”, afirmou.
O equipamento soma-se a outras políticas de inclusão em Fortaleza, como programas de educação especial e ações da Rede Cuca. Especialistas lembram que espaços como o Evoluir podem reduzir desigualdades, já que famílias enfrentam longas filas no Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir terapias essenciais a crianças neurodivergentes. A iniciativa da Câmara pode servir de referência para outros Legislativos municipais no Brasil.
Com informações do repórter Felipe Barreto.
