Menu

Governo do Ceará inicia formação dos novos 76 servidores da Perícia Forense estadual

O governo do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (29), o curso de formação dos 76 novos servidores da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O grupo foi convocado para a aula inaugural, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O momento contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT).

Estiveram presentes também o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; o perito-geral da corporação, Júlio Torres; e o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública, Leonardo Barreto.

A turma é composta por médicos peritos legistas e criminais, além de auxiliares de perícia nas áreas de medicina legal, perícia criminal, laboratórios forenses e identificação humana. Durante a solenidade, o chefe do Executivo estadual parabenizou os novos ingressantes aprovados no último concurso.

“Fiquei muito feliz, primeiro porque aqui nós temos uma pluralidade de conhecimentos que vai ajudar muito. Temos pessoas das mais variadas áreas do saber, o que nos permite analisar as mais diversas situações de uma cena de crime e, assim, elucidar o que ocorreu. Desejo muito sucesso e que Deus abençoe a todos vocês”, destacou.

Conforme o titular da SSPDS, Roberto Sá, os novos servidores chegam para fortalecer a estrutura das forças de segurança do Estado, que terão acesso a equipados com os recursos mais modernos possíveis.

“A partir daí, trabalhar para robustecer nossas investigações e laudos, de forma que nossas polícias possam apresentar ao Ministério Público e ao Poder Judiciário informações com muita convicção, ligando o fato ao seu provável autor”, explicou.

A expectativa da Pefoce é de que, ao final do curso, a equipe contará com 725 servidores atuando em todo o estado. Desse total, 159 foram nomeados de 2023 para cá, representando um aumento de 28% no efetivo.

FORMAÇÃO

O curso é uma parceria da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) com a Pefoce. Os profissionais mergulharão nas ciências forenses em uma carga horária de 540 horas/aula e duração de três meses.

O treinamento reúne conteúdos teóricos e práticos voltados à atuação técnico-científica, preparando os participantes para desempenhar funções essenciais nas diversas áreas da perícia

Entre as disciplinas ofertadas estão: isolamento, preservação e levantamento de dados em locais de crime e sinistro, atuação frente a grupos vulneráveis, DNA e balística forense, papiloscopia, medicina legal, toxicologia, identificação veicular, perícia em acidentes de trânsito e técnicas de necropsia.