A Prefeitura de Camocim tem buscado consolidar uma gestão voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, a melhoria da infraestrutura e a ampliação de parcerias estratégicas. Entre as prioridades está a diversificação da economia local, que vai além do turismo, com foco no fomento ao empreendedorismo, à economia criativa, à pesca e aquicultura, e na atração de investimentos em energias renováveis.
- O Opinião CE traz, em uma série especial publicada em edição que circula na cidade, no site e em nossas redes sociais, os principais atrativos econômicos e sociais do município do Litoral Norte cearense.
- Veja como as belezas naturais e tradições culturais movimentam a economia de Camocim.
- A cidade é considerada a 4ª do Ceará em qualidade de vida.
Programas de qualificação técnica e profissional, alinhados às exigências das atividades marítimas, têm como objetivo maximizar a geração de empregos locais e reduzir a dependência de mão de obra externa.
A Sala do Empreendedor funciona como polo de incubação de negócios, em parceria com universidades e programas de incentivo, estimulando iniciativas que agregam valor à pesca, ao turismo sustentável e à logística costeira.
O Comitê Local “Camocim Farol da Inovação” integra poder público, setor privado e academia no planejamento estratégico de longo prazo.
Na área de infraestrutura e serviços públicos, a gestão prioriza a recuperação de vias urbanas e estradas vicinais, a manutenção de prédios públicos e a universalização do saneamento básico.

A integração entre transporte, saúde e educação visa conectar comunidades rurais a hospitais, escolas e centros econômicos, enquanto parcerias público-privadas e consórcios intermunicipais têm sido explorados para viabilizar obras de maior porte, como estações de tratamento de esgoto, reduzindo custos para o município.
UNIÃO DE ESFORÇOS
O fortalecimento das parcerias institucionais é outro eixo central da gestão. A Prefeitura articula cooperação com órgãos estaduais, universidades, Legislativo e setor privado, formalizando acordos que garantem contrapartidas sociais e econômicas, como emprego local, formação profissional e investimentos estruturantes.
A criação de fóruns permanentes entre município, empresas e trabalhadores permite monitorar os resultados desses projetos em tempo real.
“Eu gostaria de relembrar a cada amigo e amiga camocinense que nós somos do tamanho dos nossos sonhos, da nossa fé e da nossa coragem. Para mim, é uma honra ter a oportunidade de dedicar meus dias a trabalhar pelo nosso município”, destacou a prefeita.
