Em celebração ao Dia Nacional do Idoso, o Projeto FelizIdade, iniciativa da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) executada pelo Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE), realiza nesta quarta-feira (1º/10) a 1ª Caminhada em homenagem às pessoas idosas.
A atividade acontece a partir das 7h, na Praia de Iracema, em Fortaleza, e deve reunir cerca de 400 participantes.
O evento tem como propósito homenagear a terceira idade, além de conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados e da valorização desse público.
A programação inclui, além da caminhada, sessões de alongamento, aula de ritmos e entrega de medalhas, reforçando o compromisso do projeto com a promoção da saúde, da convivência e da qualidade de vida.
Para a supervisora do Projeto FelizIdade no IAC-CE, Paôla Helane, a ação representa mais do que uma atividade física.
“Mais do que uma caminhada, esse encontro é um gesto de valorização e respeito aos idosos que fazem parte do nosso projeto. Essa é uma oportunidade de celebrar o Dia do Idoso e reforçar a importância de políticas públicas que garantam mais bem-estar e inclusão”, destaca.
A coordenadora do projeto na Sesporte, Mazé Silva, ressalta o impacto social da iniciativa.
“O Dia do Idoso é uma data simbólica, mas também um lembrete sobre a importância de cuidarmos da saúde e do bem-estar na terceira idade. Nosso objetivo é incentivar o envelhecimento saudável e ativo, estimulando a prática de atividades físicas em espaços públicos e promovendo a integração entre os participantes do FelizIdade”, afirma.
O evento conta com apoio da Casa Civil do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Cagece e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional 2.
Atualmente, o Projeto FelizIdade oferece atividades esportivas e de lazer em oito bairros da capital — Benfica, Messejana, Antônio Bezerra, Castelão I e II, Canindezinho, Genibaú e Panamericano — atendendo cerca de 400 idosos.
A 1ª Caminhada do Projeto FelizIdade simboliza mais do que uma comemoração: é um convite à sociedade para reconhecer a importância do envelhecimento saudável e ativo.
Com ações que incentivam a prática de exercícios, o convívio social e o bem-estar, a iniciativa reforça o compromisso com a valorização e a inclusão da pessoa idosa.
