Menu

CMFor inaugura espaço voltado ao atendimento de crianças com síndrome de Down e TEA na terça (30)

Foto: Divulgação/Câmara de Fortaleza

A Câmara de Fortaleza (CMFor) vai inaugurar, na próxima terça-feira (30), o Espaço Evoluir, centro de atendimento multidisciplinar voltado para crianças e adolescentes com síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA). A inauguração vai ocorrer às 17h.

Localizado no prédio anexo da Casa Legislativa, o equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e, inicialmente, atenderá filhos e dependentes de funcionários da Câmara. A ideia é atender o público geral em um segundo momento, ainda sem previsão de quando poderia ocorrer.

Com capacidade para até 60 crianças e adolescentes, o Espaço Evoluir ofertará atendimentos terapêuticos individualizados para crianças de 3 a 12 anos e sessões em grupo para os adolescentes de 13 a 17 anos. A triagem dos beneficiários foi realizada em agosto, a partir de um cadastramento interno feito junto aos servidores.

Entre os serviços oferecidos, estão:

  • Psicomotricidade
  • Acompanhamento psicológico
  • Terapia ocupacional
  • Fonoaudiologia
  • Musicoterapia
  • Neuropediatria
  • Acompanhamento nutricional

Após a consolidação do serviço para os dependentes dos servidores, o Evoluir deve ampliar o atendimento para crianças da comunidade do entorno da Câmara, ampliando o impacto social da iniciativa.

O projeto que deu origem ao Espaço Evoluir foi aprovado em 2 de abril de 2025, data em que se celebra o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.

O presidente da CMFor, Leo Couto (PSB), destacou que a iniciativa tem caráter suprapartidário. Na Casa, a medida contou com o apoio unânime dos parlamentares da atual legislatura. “Nós implementamos, pela primeira vez, a Gestão de Inclusão na Casa, aprovamos o Evoluir. A política de inclusão da Casa do Povo de Fortaleza é um caminho sem volta”, disse.

“A gestão do vereador Leo Couto vai passar, mas vou sempre sentir orgulho ao falar para os meus filhos e netos que nós iniciamos essas mudanças para fortalecer a inclusão aqui. Os próximos presidentes terão a obrigação de melhorar e ampliar essas políticas”, acrescentou o presidente.