Menu

“Brasil será soberano pela educação”, diz Lula na Corrida MEC 95 anos

Presidente Lula e integrantes do Governo, durante a Corrida MEC 95. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Governo Federal realizou neste domingo (28) a Corrida e Caminhada MEC, em comemoração ao aniversário de 95 anos do Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, o presidente Lula (PT) afirmou que “o Brasil será soberano pela educação”.

“Nós temos consciência de que é através da educação – da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia – que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil. Viva a educação brasileira! Viva o MEC!”, disse.

A fala do chefe de Estado faz referência a ações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como a imposição de sobretaxas aos produtos brasileiros sem uma explicação plausível e a sanção a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também participou. No evento, ele destacou iniciativas que permitiram o avanço das políticas de educação no País, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o programa de incentivo financeiro-educacional Pé de Meia e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A ocasião também reuniu outras autoridades, como os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT); da Saúde, Alexandre Padilha (PT); das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT); e de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).

Durante o evento, em Brasília, 6 mil pessoas participaram da Corrida MEC 95 Anos. A ideia de uma corrida com caminhada foi dos próprios servidores do Ministério que, a partir de uma consulta interna, escolheram como celebrar o aniversário da instituição.

A programação – com percursos de 3 quilômetros (km) para caminhada e 5 km e 10 km para corrida – foi um momento de integração entre educadores, servidores, gestores e a comunidade.

Ao final dos percursos, os três primeiros lugares de cada categoria receberam medalhas especiais conforme a colocação. Os demais participantes também receberam medalhas de participação.

O presidente Lula dedicou as premiações aos profissionais da educação de todo o país. “Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que a gente encontrou nesse país, com praticamente 68% da população com o ensino fundamental mal concluído”, destacou.