As aulas na Escola de Ensino Médio Professor Luís Felipe, em Sobral, serão retomadas no próximo dia 6 de outubro. A pausa visa garantir melhor retorno dos estudantes e professores, após o ataque a tiros, na última quinta-feira (25), que resultou na morte de dois adolescentes.
A informação foi divulgada pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), em nota.
Conforme a pasta, o retorno está sendo preparado para garantir acolhimento, cuidado e segurança da comunidade escolar da instituição.
Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, serão realizadas atividades de apoio psicossocial voltadas a professores e demais servidores da escola, além do planejamento pedagógico para a organização dos espaços e a preparação da rotina escolar.
Já no período entre 1º a 3 de outubro, serão promovidos círculos de diálogo e acolhimento psicossocial com as famílias dos estudantes, conforme cronograma que será divulgado pela unidade na próxima semana.
EQUIPE DE PROFISSIONAIS
A retomada das aulas contará com momentos conduzidos por psicólogos, assistentes sociais e professores diretores de turma.
O intuito é promover um ambiente de apoio emocional, segurança e escuta sensível para os estudantes.
A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Educação e diversos órgãos e entidades.
O CRIME
O ataque a tiros registrado na manhã da última quinta-feira (25), na escola pública de Sobral, vitimou dois estudantes e deixou três feridos.
Os adolescentes mortos foram identificados como Luis Cláudio Sousa Oliveira Filho, 17, e Victor Guilherme Souza de Aguiar, 16, conhecido por “VG”.
Câmeras de segurança registraram o instante em que dois criminosos chegam à escola em uma moto e, após estacionarem, se dirigem ao pátio e disparam contra os alunos que estavam no intervalo das aulas.
Os disparos partiram de fora da instituição e atingiram estudantes que estavam no intervalo.
Vídeos gravados por estudantes – aos quais o Opinião CE teve acesso – mostram os colegas correndo em direção aos portões e escadas para se proteger.
Outros três estudantes foram atingidos pelos disparos e socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram levados a unidades de saúde da região, incluindo a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
PRISÃO
Nesta sexta-feira (26), um dos homens suspeitos de participar do ataque a tiros foi preso.
A captura do suspeito foi realizada no bairro Sumaré, durante uma operação da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Contra o suspeito, que tem 29 anos, existia um mandado de prisão em aberto por homicídio. Com isso, ele passa a responder por quatro crimes de morte. Oitivas e diligências estão em andamento.
