Menu

Suspeito de ataque à escola em Sobral é preso: “Bandidos não ficarão impunes”, diz Elmano

Um dos homens suspeitos de participar do ataque a tiros em uma escola pública de Sobral, na Região Norte do Estado, foi preso na manhã desta sexta-feira (26). O crime ocorreu na quinta-feira (25), na Escola Estadual Luís Felipe, e resultou na morte de dois estudantes e deixou outros três feridos.

O governador Elmano de Freitas (PT) confirmou a prisão por meio das redes sociais.

“Nossa Polícia acaba de prender um dos envolvidos no bárbaro crime ocorrido ontem em uma escola de Sobral. Seguimos na caça do segundo envolvido no caso. Parabenizo nossas forças de segurança pela rápida resposta. Esses bandidos não ficarão impunes!“, assegurou Elmano de Freitas.

OPERAÇÃO POLICIAL

A captura do suspeito foi realizada no bairro Sumaré, durante uma operação da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Contra o suspeito, que tem 29 anos, existia um mandado de prisão em aberto por homicídio. Com isso, ele passa a responder por quatro crimes de morte. Oitivas e diligências estão em andamento.

Além do homem, duas mulheres, identificadas como irmã e companheira dele, também foram detidas e encaminhadas à Delegacia Regional de Sobral. Elas são investigadas por possível envolvimento na tentativa de acobertar o criminoso.

PROVAS RECOLHIDAS

Durante as diligências, policiais civis e militares localizaram e apreenderam celulares e a motocicleta utilizada pela dupla responsável pelo ataque ao estabelecimento de ensino. Segundo a Polícia Civil (PCCE), o veículo utilizado pelos criminosos foi roubado. O material apreendido passa por exames pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

Enquanto as investigações seguem para localizar outros possíveis envolvidos, o Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência da Região Norte (Nuavv), está prestando apoio aos estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual Luís Felipe.

FORÇAS DE SEGURANÇA

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, destacou o empenho das Forças de Segurança do Estado em solucionar o crime.

“Uma ação feita de forma integrada pelas Forças de Segurança do Ceará […]. A motivação será descoberta com os depoimentos e diligências que estão sendo feitas. Importante ressaltar que, após o fato, as polícias de Sobral iniciaram uma caçada a esse criminoso. E devido a essa mobilização, ele não conseguiu fugir para mais longe. A troca de informações da Inteligência, com o policiamento ostensivo e investigativo, culminou nessa prisão. Quero dizer que acompanhei todo o desdobramento e estou convencido do profissionalismo das forças policiais do Ceará, que deram essa resposta rápida e efetiva à sociedade”, destaca Roberto Sá.

AS VÍTIMAS

Roberto Sá confirmou que um dos sobreviventes do atentado, de 16 anos, responde por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, roubo, crime contra a administração pública e dano. As outras duas vítimas lesionadas são adolescentes de 17 anos.

O secretário acrescentou que uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens foram encontradas em poder de uma das vítimas. Conforme as investigações preliminares, não é possível determinar que o adolescente era o alvo dos criminosos responsáveis pelo ataque à escola.

O material ilícito estava com um dos sobreviventes do ataque. Foto: Divulgação/ Ascom SSPDS

INVESTIGAÇÃO

Todas as ações investigativas sobre o crime são coordenadas pelo Gabinete de Gestão de Eventos Complexos, montado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por determinação de Elmano de Freitas, após o fato. A cúpula da SSPDS permanecerá em Sobral até que o caso seja esclarecido.

O CRIME

O ataque a tiros registrado na manhã da última quinta-feira (25) em uma escola pública de Sobral vitimou dois estudantes e deixou três feridos. Os adolescentes mortos foram identificadas como Luis Cláudio Sousa Oliveira Filho, 17, e Victor Guilherme Souza de Aguiar, 16, conhecido por “VG”.

Câmeras de segurança registraram o instante em que dois criminosos chegam à escola em uma moto e, após estacionarem, se dirigem ao pátio e disparam contra os alunos que estavam no intervalo das aulas. Os disparos partiram de fora da instituição e atingiram estudantes que estavam no pátio durante o intervalo.

Vídeos gravados por estudantes – aos quais o Opinião CE teve acesso – mostram os colegas correndo em direção aos portões e escadas para se proteger.

Outros três estudantes foram atingidos pelos disparos e socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram levados a unidades de saúde da região, incluindo a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

PRONUNCIAMENTO DO PREFEITO

O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União Brasil), se pronunciou ainda na quinta-feira (25) sobre o ataque a tiros ocorrido em uma escola da rede pública estadual no município, que resultou na morte de dois estudantes e deixou três feridos. Em publicação nas redes sociais, o gestor lamentou o episódio, classificou o crime como gravíssimo e detalhou as medidas emergenciais adotadas pela prefeitura, além do apoio recebido das esferas estadual e federal.

Imediatamente após tomar conhecimento da tragédia, Oscar Rodrigues entrou em contato com Elmano de Freitas, que garantiu o envio de reforço policial à cidade. O prefeito também afirmou ter conversado com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que colocou toda a estrutura do Ministério da Educação (MEC) à disposição do município.

Além disso, o deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil), relator do novo Plano Nacional de Educação (PNE), também foi envolvido nas articulações, atuando junto aos governos do Estado e Federal para assegurar respostas rápidas diante do crime. O parlamentar é filho do prefeito sobralense.