A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) declarou, nesta sexta-feira (26), que documento de alerta da ONG “Visão Mundial Brasil” às autoridades era direcionado a um estudante sem relação com o ataque à escola de Sobral. A nota foi emitida nas redes sociais do órgão.
“O documento enviado pela entidade, na verdade, tratava sobre outro estudante, que não esteve envolvido nesse episódio de violência. São situações diferentes“, evidenciou a Seduc.
A secretaria destacou que está seguindo os trâmites necessários para tratar do caso do estudante mencionado no ofício e reforçou seu comprometimento com a proteção dos estudantes.
“A proteção e o bem-estar dos nossos estudantes são prioridades permanentes da rede pública estadual de ensino. Seguimos atuando em parceria com as famílias, comunidades escolares e demais órgãos competentes para assegurar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor“, finalizou o órgão.
POPULAÇÃO NÃO SATISFEITA
Os seguidores do perfil da secretaria no Instagram comentaram na postagem da nota sua insatisfação diante do posicionamento.
“Mesmo assim. Assumam que erraram. Fica menos feio. O fato de o adolescente ameaçado não ter sido atingido não anula a inércia do Estado em proteger os demais que nitidamente corriam risco de represália”, comentou um seguidor.
Um comentário destacou que os alunos citados pelas ONGs, ainda que não atingidos diretamente, eram os alvos. De acordo com ele, o pedido da ONG continua legítimo e tem profundamente a ver com o caso, ainda que não sejam exatamente os alunos que foram atingidos.
“Se isso for verdade, a fala da Seduc aponta uma retórica, como quem tenta minimizar sua responsabilidade alegando que os alunos atingidos diretamente eram especificamente mencionados pela ONG (o que parece ser verdade), mas isso não retira o fato de que os que foram citados pela ONG tenham sido o motivo de acontecer o que aconteceu”.
A POSTAGEM QUE CRITICOU A SEDUC
A postagem no Instagram que motivou a nota de esclarecimento da Seduc, publicada pelo perfil da ONG “Visão Mundial Brasil”, destacou que a instituição social havia alertado sobre os riscos, notificado as autoridades e pedido urgência, mas ninguém os escutou.
“Nós avisamos. Mapeamos o risco. Notificamos as autoridades. Pedimos urgência.”
A ONG afirmou que, mesmo com seus alertas, dois adolescentes morreram dentro de uma escola, o lugar que deveria protegê-los.
QUEM É VISÃO MUNDIAL BRASIL?
A Organização Não Governamental já está há 50 anos ativa no Brasil. Sua missão é transformar a vida de crianças em situação de vulnerabilidade.
A World Vision, como a Visão Mundial é conhecida fora do Brasil, nasceu depois que o fundador, Bob Pierce, se deparou com uma criança chinesa abandonada na rua, nos anos 1950. Ele decidiu que precisava fazer alguma coisa e sabia que mais pessoas precisavam estar envolvidas para uma solução de longo prazo e um impacto mais amplo.
Inicialmente sediada no estado de Oregon, a organização se concentrou no serviço missionário para emergências no leste da Ásia. Hoje, a Visão Mundial é a maior organização não-governamental cristã internacional, trabalhando em 100 países em todo o mundo.
No Brasil, desde 1975, a Visão Mundial atua com foco nas crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade. Para isso, desenvolve programas e projetos nas áreas de proteção, educação, meios de vida, incidência política e resposta a emergências.
A organização atua em pequenos povoados a grandes centros urbanos, trabalhando pela garantia da proteção e dos direitos de crianças e adolescentes.
