A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, convidou o Padre Júlio Lancellotti para participação do 2º Festival Ceará Sem Fome, em outubro. “Um encontro de fé e compromisso com quem mais precisa!”, escreveu a primeira-dama.
Júlio Lancellotti, que é coordenador da Pastoral do Povo das Ruas de São Paulo, participou de eventos nesta quinta-feira (26) na capital cearense, incluindo a celebração de uma missa na Capela de São José Operário, no bairro Bonsucesso.
“Tive a alegria de me reunir com o Padre Júlio Lancellotti. Apresentei as ações do Programa Ceará Sem Fome, conversamos sobre a importância da assistência às pessoas em maior vulnerabilidade e fiz um convite especial: sua presença no Festival Ceará Sem Fome, no dia 15 de outubro”, publicou Lia de Freitas em uma rede social.
Ver essa foto no Instagram
FESTIVAL CEARÁ SEM FOME
Após a 4ª Reunião Extraordinária do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, no último dia 19, Lia deu mais detalhes sobre a realização do Festival Ceará Sem Fome.
O evento reunirá debates técnicos, apresentações culturais, lançamentos, serviços voltados para os agentes populares de segurança alimentar e atrações musicais.
Para a construção do Festival, foram realizadas rodas de conversa com as lideranças das cozinhas do programa. A também secretária da Proteção Social, Jade Romero (MDB), ressaltou a importância dos números positivos do programa e comemorou a chegada do Festival.
“No eixo de qualificação, por exemplo, a SPS oferta 27 mil vagas dedicadas aos beneficiários do Ceará Sem Fome. Além disso, já entregamos kits de trabalho que permitem que muitos iniciem sua jornada profissional. Essa transformação precisa ser celebrada, e o Festival será um espaço para isso”, ressaltou.
A iniciativa também celebra o Dia Mundial da Alimentação, lembrado em 16 de outubro. A data é organizada globalmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), que escolheu o Ceará para sediar a ação neste ano, pelas atividades desenvolvidas no Estado.

Confira a programação prevista para os três dias de evento:
- 15/10: Festival no Centro de Eventos (palestras, seminários, exposições, lançamento do livro e do Observatório Ceará Sem Fome, além de show com a madrinha do programa, Solange Almeida);
- 16/10: Celebração do Dia Mundial da Alimentação, com prédios públicos iluminados de azul. A ação foi escolhida pela FAO/ONU para acontecer no Ceará, em reconhecimento ao trabalho do Estado no combate à insegurança alimentar;
- 18/10: 1ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome, no Vila do Mar, Barra do Ceará.
PADRE JÚLIO EM FORTALEZA
Nome de destaque nacional, o sacerdote particou de celebração na Capela de São José Operário, que ficou pequena para o público. Houve, inclusive, a necessidade de instalação de telões do lado de fora para que católicos e fiéis de outras religiões participassem da liturgia.
A celebração começou pontualmente às 19h, porém muitos fiéis chegaram mais de uma hora antes para poderem assistir à missa no interior da capela. Antes de iniciar a celebração, padre Júlio agradeceu o carinho dos fortalezenses. O sacerdote também fez um agradecimento espacial às pessoas de outras crenças que foram à Capela de São José Operário acompanhar a liturgia.
Durante a homilia, o sacerdote falou sobre desigualdade social e a realidade das pessoas em situação de rua. Inspirado em São Vicente de Paulo, destacou que os pobres expõem a injustiça, a maldade e o individualismo da sociedade.
“Como diria São Vicente de Paulo, temos pelas ruas da cidade de Fortaleza aqueles que estão sentados no chão, que são mestres da verdade, porque mostram [pra nós] a desigualdade, a maldade, a injustiça, individualismo. Por isso, muita gente criminaliza os pobres, não quer que eles sejam alimentados, lembrados, acolhidos. Não tenham medo, tenham coragem”.
Por meio das redes sociais, o líder religioso também agradeceu pelo carinho dos fortalezenses.
Ver essa foto no Instagram
