Menu

Padre Júlio Lancellotti visita espaço que acolhe pessoas em situação de rua em Fortaleza

Padre Júlio Lancellotti destaca que a Estação do Cuidado mostra um bom caminho, que precisa ser multiplicado para que outros locais semelhantes possam existir. Foto: Divulgação/ Ascom SPS

Nesta sexta-feira (26), a Estação do Cuidado recebeu a visita do padre Júlio Lancellotti, referência nacional na defesa dos direitos da população em situação de rua. O religioso esteve em Fortaleza para participar do seminário PopRuaJud: Superação das vulnerabilidades e alcance da inclusão material, e aproveitou a passagem para conhecer de perto o espaço localizado no bairro Moura Brasil, voltado ao acolhimento de pessoas em vulnerabilidade.

Entre lápis de cor e desenhos, Ricardo de Sousa encontra na pintura um refúgio para se concentrar e um passatempo que o ajuda a seguir em frente. Aos 38 anos, ele conseguiu alugar uma casa com o irmão, mas não deixa de frequentar a Estação do Cuidado, coordenada pela Secretaria da Proteção Social (SPS), para se dedicar ao que mais gosta, que é pintar. “Gosto muito, porque me ajuda a ficar mais calmo”, conta.

Durante a visita, padre Júlio Lancellotti conheceu a estrutura do espaço, conversou com gestores da SPS e ouviu relatos de pessoas que utilizam os serviços diariamente. Para ele, a iniciativa representa uma experiência positiva.

“A Estação do Cuidado mostra um bom caminho, que precisa ser multiplicado para que outros locais como esse possam existir, tanto na capital quanto no interior do Estado”, afirmou o sacerdote.

DIGNIDADE

A secretária-executiva da Política sobre Drogas da SPS, Lidiane Rebouças, ressaltou que a presença do religioso reforça a importância do trabalho desenvolvido em Fortaleza. “A ideia é que ele veja de perto a nossa proposta e leve essa experiência para outros eventos em que participa, ajudando a divulgar o que está sendo feito na Cidade”, disse.

Ela destacou ainda que a Estação do Cuidado busca oferecer dignidade em detalhes simples, mas fundamentais.

“Aqui, as pessoas podem se olhar no espelho, fazer a barba, escovar os dentes, tomar banho, usar sabonete. São coisas pequenas que fazem muita diferença. Também oferecemos preservativos, hidratação e apoio para reduzir os efeitos do uso de substâncias. Além disso, temos profissionais de várias áreas, como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e advogados. A demanda jurídica é enorme. E o acompanhamento que oferecemos tem mudado vidas”, frisa Lidiane Rebouças.

VIDA NOVA

Entre os atendidos pela Estação do Cuidado está André Luiz, que hoje reconstrói sua vida como entregador de aplicativo. Para ele, o espaço foi essencial no processo de recuperação da autoestima e reinserção social.

“Quando cheguei, coloquei na minha cabeça que não queria mais essa vida. Sempre tive projetos, sonhos de ter minha casa, minha família. Aqui, encontrei apoio para retomar isso. Peguei o auxílio do Governo e aluguei uma moto para trabalhar como entregador. Hoje, estou reconstruindo minha vida, passo a passo. Meu plano é ter minha casa, meu conforto, abrir minha geladeira, assistir televisão depois do trabalho. É isso que eu quero para mim”, diz André Luiz.

ANIVERSÁRIO

A visita ocorreu às vésperas do primeiro aniversário da Estação do Cuidado, que completa um ano de funcionamento na próxima sexta-feira (3 de outubro). Em pouco tempo, o equipamento já se consolidou como referência de acolhimento humanizado em Fortaleza, articulando apoio social, jurídico e de saúde para transformar vidas.

SERVIÇO

A Estação do Cuidado funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 12. Atua de forma integrada, oferecendo não apenas acolhimento e serviços básicos, mas também acompanhamento especializado com uma equipe multidisciplinar composta por advogados, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. O espaço garante suporte em diferentes frentes, desde a retomada de tratamentos de saúde até a resolução de demandas jurídicas, passando pelo fortalecimento de vínculos familiares e sociais.