O Hub Cumbuco reabrirá nesta sexta-feira (26), às 14h, em meio à temporada de ventos de 2025. O espaço foi criado durante a pandemia de covid-19 pelo Instituto Winds for Future em parceria com a Secretaria do Turismo de Caucaia e funciona no Centro de Apoio ao Turista (CAT), com apoio da Construtora Cumbuco.
A proposta de uma praia inteligente busca unir governo, empresas e sociedade em torno do desenvolvimento sustentável, com cuidado às pessoas e aos recursos naturais.
A reabertura do Hub pretende fortalecer iniciativas que tornem o Cumbuco um destino de referência, com foco em gestão correta de resíduos, segurança em espaços públicos e estratégias de adaptação e resiliência.
INICIATIVAS
A inteligência da praia já aparece em diferentes ações, como a adesão de duas escolas locais ao programa Escolas Azuis, a campanha Kite for the Ocean – por um oceano sem plástico e o trabalho do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) na proteção de ninhos de tartarugas. Outra medida em andamento é a criação de um programa de apoio a nômades digitais.
O Hub Cumbuco oferece coworking e auditório para reuniões presenciais e híbridas, atraindo eventos voltados a soluções inteligentes para a praia. Entre os exemplos estão aplicativos de segurança para o kitesurf e videomonitoramento em áreas públicas. No dia 7 de outubro, o espaço receberá um dos primeiros eventos da nova fase, com a divulgação de dois editais de inovação para apoiar ideias que contribuam para a transformação do Cumbuco em uma praia inteligente.
TRANSFORMAÇÃO
Antes conhecido como loteamento de veraneio, há 50 anos, o Cumbuco se consolidou nas últimas duas décadas como polo cultural impulsionado pelo kitesurf. O esporte projetou a praia internacionalmente, atraindo visitantes de diferentes países que permanecem por semanas ou meses. O projeto de torná-la uma praia inteligente aposta na diversidade da comunidade para desenvolver soluções locais que possam inspirar outros destinos.
