Menu

Entre anta e papagaios, Zoológico de Fortaleza recebe 17 novos animais

O Zoológico Municipal Sargento Prata, em Fortaleza, ganhou novos moradores na última quarta-feira (24). Ao todo, 17 animais chegaram ao local após uma operação conjunta envolvendo a Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (Urbfor), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os animais foram trazidos de Belém, no Pará, e agora passam por um período de adaptação em Fortaleza. Entre eles estão uma anta, quatro quatis, cinco grivetis, três papagaios-do-mangue, duas maracanãs, um anu-branco e um jabuti.

Segundo o superintendente da Urbfor, Marcelo Lemos, a ação reforça a importância da cooperação entre instituições públicas para a preservação da fauna. “Nosso trabalho é sempre em conjunto. Tivemos a colaboração do Ibama, da Polícia Rodoviária Federal, da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado e também do Governo Federal. A Urbfor atua na logística de acolhimento e, a partir daí, começamos a articular com outros zoológicos do país”, apontou.

Lemos também destacou que a troca de animais entre zoológicos é prática comum e necessária para manter a diversidade genética das espécies e melhorar as condições de bem-estar.

Muitas vezes, fazemos permutas: o que temos aqui e falta em outros lugares, enviamos; e o que não temos, recebemos. Assim, conseguimos garantir melhores condições de adaptação para os bichos e, em breve, abrir o espaço para que a população de Fortaleza conheça e valorize ainda mais esses animais”, completou.

A operação de transporte durou cerca de dez dias e exigiu esforços logísticos significativos. De acordo com Davi Freitas, chefe de operações da PRF, a missão envolveu o deslocamento de aproximadamente 450 animais em todo o Brasil, sendo 17 destinados ao zoológico de Fortaleza. “Foi uma ação bem complexa, que durou cerca de dez dias. Foi cansativo, mas, graças a Deus, conseguimos finalizar com êxito essa missão”, relatou.