O número de prisões realizadas com base em informações passadas ao Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), registrou aumento de 66% entre janeiro e agosto de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram 240 capturas neste ano, contra 145 no ano passado.
Esse resultado reforça a importância da colaboração da população. O serviço tem se consolidado como um dos principais instrumentos no combate à criminalidade no Estado, mantendo a garantia do anonimato como pilar central.
CANAIS
As informações chegam por diferentes meios: ligação gratuita pelo 181, mensagens via WhatsApp no número (85) 3101-0181 ou registros no site E-Denúncia. Esses canais foram responsáveis pelas denúncias que resultaram nas prisões, além de apreensões de armas e munições.
O capitão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Diogo Monteiro, gestor do serviço, explica que a credibilidade e a preservação do sigilo estimulam cada vez mais cearenses a denunciar.
“O entendimento sobre a importância do 181 tem crescido. Nosso serviço existe há quase 20 anos, mas se fortalece a cada dia. As pessoas confiam no anonimato e percebem resultados concretos”, destaca o capitão Diogo Monteiro.
SIGILO
A proteção da identidade do denunciante é rigorosa. Mesmo quando alguém se identifica por engano, os dados não são armazenados, garantindo que nenhum contato ou registro de computador seja vinculado ao cidadão.
Outro fator que gera confiança é a checagem: todas as denúncias são verificadas por equipes que vão até o local informado. “Além de garantir o anonimato, a população enxerga a resposta das forças de segurança, o que amplia a credibilidade do serviço”, ressaltou Monteiro.
CRESCIMENTO
Entre janeiro e agosto deste ano, o Disque-Denúncia recebeu 8,4 mil registros, aumento de 29% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizadas 6.537 denúncias. Do total, quase metade se refere a tráfico de drogas.
A ampliação do engajamento popular reflete no desempenho das operações. Nesse mesmo período, foram apreendidas 112 armas — alta de 62% em relação ao ano anterior — e 2.430 munições, crescimento de 95%. Também foram cumpridos 57 mandados judiciais, número 39% superior ao de 2024.

PAPEL POPULAR
Mesmo com investimentos recentes em segurança pública, a participação da população tem se mostrado indispensável. O Disque-Denúncia 181 se diferencia da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), que atende emergências em andamento. No 181, são registradas ocorrências já conhecidas, como tráfico de drogas, crimes ambientais, maus-tratos, porte ilegal de armas e localização de suspeitos.
“O cidadão é uma das nossas fontes essenciais. Cada informação recebida funciona como um termômetro para orientar as operações“, salienta o capitão Diogo Monteiro.
OPÇÕES
Atualmente, o serviço conta com três formas principais de contato. A ligação gratuita para o número 181 funciona todos os dias, 24 horas, com atendentes treinados. Também há a opção de enviar mensagens, áudios, vídeos ou fotos pelo WhatsApp (85) 3101-0181.
Além disso, o site E-Denúncia disponibiliza 15 categorias pré-cadastradas, como homicídios, corrupção, violência contra a mulher, foragidos e procurados. Há ainda a possibilidade de registrar crimes não listados.
