Menu

Parceria com a China vai resultar em duas novas fábricas para o Ceará, diz deputado

O deputado estadual Missias do MST foi quem falou sobre a instalação das fábricas no Ceará. Foto: José Leomar/Alece

O deputado estadual Missias Dias (PT) informou que dois projetos chineses devem ser implementados no Ceará. No Estado, a parceria com o país asiático pretende promover a instalação de duas fábricas para a agricultura, uma de bioinsumos e outra de pequenos tratores e implementos agrícolas.

Segundo o petista, já houve diálogo com o governador Elmano de Freitas (PT), secretários do Governo, representantes do Banco do Nordeste (BNB) e com integrantes do Governo Federal, com o objetivo de viabilizar os dois projetos.

No último mês de março, o deputado, representante do Movimento Sem Terra (MST) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), esteve em comitiva acompanhada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) na China.

Na ocasião, o grupo de parlamentares do MST fez uma visita ao Instituto de Pesquisa em Reciclagem Orgânica da Universidade de Agricultura da China, em Suzhou, onde é realizada a industrialização de arroz agroecológico.

Conforme Missias, a fábrica no Ceará terá como objetivo desenvolver e melhorar a agroecologia orgânica da produção do Estado, “criando também uma perspectiva de que a gente possa ter, na agricultura, um modelo mais justo, respeitando a natureza e o meio ambiente”, disse. De acordo com ele, o projeto é estratégico.

Outra agenda cumprida pela comitiva na China no último mês de março foi voltada para máquinas agrícolas. Os representantes do MST se encontraram com a fabricante chinesa Sinomach Digital.

A empresa já fechou acordo com a Prefeitura de Maricá, no Rio de Janeiro, onde contará com uma fábrica. A segunda, segundo Missias, será viabilizada para o Ceará, no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).