O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Relações Internacionais (SRI), esteve reunido, nesta quarta-feira (24), com representantes a Agência Alemã de Energia (dena), na cerimônia de abertura do Centro de Treinamento Food & Energy da SUNfarming, em Caucaia.
No encontro, que marca um momento importante para o avanço do Estado no cenário global de energias renováveis, os líderes conheceram o potencial e as oportunidades do Ceará no setor.
A dena é o principal centro de competência para a transição energética e proteção climática da Alemanha. Com atuação em mais de 60 países, já implementou mais de 1.500 projetos desde sua fundação. A instituição busca desenvolver estratégias, assessorar governos, conectar empresas e instituições e promover soluções práticas para a transição energética global.
A reunião contou com a presença da secretária estadual das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, esteve presente na solenidade no Palácio da Abolição.
“Acreditamos que essa interlocução possibilitará novas cooperações que podem acelerar a transição energética no estado e, ao mesmo tempo, gerar empregos e capacitar mão de obra local”, destacou a titular.
O diferencial do Centro de Treinamento Food & Energy da SUNfarming está na integração entre produção de energia limpa, cultivo agrícola sustentável e educação técnica. O centro funciona como laboratório prático para estudantes e técnicos locais, oferecendo treinamentos que unem inovação tecnológica e geração de oportunidades, fortalecendo a economia e a transição para fontes renováveis.
Ainda em 2024, o Governo do Ceará assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a SUNfarming para apoiar a implementação de projetos e iniciativas no estado.
“Com a aproximação da dena e a consolidação de parcerias estratégicas como a da SUNfarming, o Ceará se posiciona cada vez mais como hub nacional e internacional de energias renováveis, atraindo investimentos, capacitação e desenvolvimento tecnológico para a região”, complementou a secretária.
A SUNfarming é uma das principais empresas alemãs de desenvolvimento e investimento em projetos solares, e inaugurou também em Caucaia o Centro de Treinamento Food & Energy, com capacidade de 45,425 kWp e estrutura voltada à formação de jovens e profissionais para o mercado de energias renováveis.
