Após realizar um mutirão de cirurgias eletivas, no último sábado (20), a Prefeitura de Fortaleza deve realizar uma nova ação, em outubro, mas para zerar a fila de exames. O anúncio foi feito pelo prefeito Evandro Leitão (PT), na manhã desta quinta-feira (25), em evento que empossou novos servidores na área da saúde da capital cearense.
“Iremos fazer, nesse próximo mês, um novo mutirão, mas, agora, de exames. Muitos estão represados. E, todo mês, iremos fazer mutirões para que a gente possa reduzir essas filas e, a médio prazo, acabar com essas filas”, disse.
No sábado, o mutirão mobilizou profissionais de 17 equipamentos da Rede Municipal de Saúde. Em apenas um dia, foram realizados 526 procedimentos, superando a expectativa inicial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e o Governo Federal.
Esse foi o primeiro mutirão de cirurgias promovido pela atual gestão. Foram 450 procedimentos, com 526 cirurgias em um único sábado. Ao todo, 17 equipamentos de saúde foram mobilizados.
Os pacientes contemplados fazem parte da Central de Regulação Municipal, responsável por organizar as filas para consultas, exames e cirurgias. Conforme a gestão municipal, a ordem de atendimento considerou critérios como a disponibilidade de vagas, a ordem cronológica e a classificação de risco.
Todos os pacientes do mutirão passaram por consultas pré-cirúrgicas, exames preparatórios e tiveram seus procedimentos previamente agendados.
SANTA CASA DE FORTALEZA
O maior volume de procedimentos estava previsto para a Santa Casa de Misericórdia, com cirurgias nas áreas de clínica geral, dermatologia, urologia e oftalmologia. A unidade está sob responsabilidade da Prefeitura desde julho de 2025, quando foi realizada uma intervenção administrativa para reestruturar e reabrir leitos no hospital.
O IJF também concentrou grande número de atendimentos, incluindo procedimentos de trauma, neurologia, cirurgia geral, bucomaxilofacial, cirurgia plástica e de mão. Maior hospital da Rede Municipal, o IJF conta com mais de 600 leitos e é referência em atendimentos de alta complexidade.
