Menu

Mostra de Teatro Transcendental completa 23 anos com foco em inclusão e solidariedade

A 23ª edição da Mostra de Teatro Transcendental chega mais uma vez para agitar a economia cultural do Ceará. Criada há mais de duas décadas, a Mostra se consolida como um dos eventos culturais mais relevantes do Estado, se destacando pelo seu compromisso social.

Com espetáculos gratuitos, ações em comunidades marginalizadas e arrecadação de toneladas de alimentos para instituições, a ação promove o teatro como ferramenta de empatia, reflexão e mudança.

Em entrevista ao programa Entre Assuntos, o organizador Sidney Girão fez um balanço da trajetória do evento e apresentou as novidades da edição de 2025. “A essência do evento é a busca por cuidar mais do próximo, esse sentimento de humanidade, de evolução espiritual. Saber que não estamos sozinhos neste universo, que existe vida após a morte. São temáticas que trazem autoconhecimento e valores inegociáveis”, afirmou.

Neste ano, o projeto mantém o crescimento alcançado nos últimos anos, com uma estrutura dividida em três frentes, Transcendental Fortaleza, Transcendental Inclusivo e Transcendental Itinerante. Ao todo, serão 26 apresentações, com espetáculos vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do próprio Ceará.

Além das seis sessões no Teatro RioMar Fortaleza, a Mostra alcança dez municípios do interior do Estado e realiza dez ações inclusivas em espaços como escolas públicas, comunidades indígenas, quilombolas, presídios e instituições como o Instituto dos Cegos e o Lar Torres de Melo.

Sidney Girão, organizador da 23ª edição da Mostra de Teatro Transcendental (Foto: Antônio Elielton/ Opinião CE)

TEATRO COMO EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA

Os espetáculos selecionados pela curadoria do evento são escolhidos não apenas por sua qualidade técnica, mas pela força de suas mensagens. O objetivo é que o público saia das apresentações não só entretido, mas tocado.

“A gente se preocupa com a qualidade da peça, mas também que ela leve uma mensagem. Que as pessoas saiam de lá motivadas a fazer algo do bem. É um teatro que transcende o palco”, apontou o organizador.

UM EVENTO QUE SE PROLONGA O ANO INTERIOR

Apesar de ocorrer majoritariamente em outubro, o trabalho por trás da Mostra é constante. A equipe atua durante os 12 meses do ano em planejamento, captação de recursos, curadoria e produção. “A gente termina uma edição e já começa a outra. Desde reservar o teatro com um ano de antecedência, até montar equipe, selecionar espetáculos, buscar patrocinadores. É uma engrenagem complexa, mas muito gratificante”, explica Sidney.

A curadoria da Mostra tem o cuidado de contemplar diferentes faixas etárias e preferências. A programação de 2025 no Teatro RioMar começa no dia 2 de outubro, com o espetáculo Anima. A agenda segue com comédias como A Última Roubada e Sorria, Você Está no Além.

Além da programação cultural, o evento possui um forte braço social. A entrada é gratuita, mas o público é incentivado a doar alimentos não perecíveis. Desde sua criação, mais de 150 toneladas foram arrecadadas e distribuídas a instituições.

Espetáculo Anima (Foto: Divulgação)

PARTICIPAÇÃO

Os ingressos para as sessões no Teatro RioMar podem ser retirados gratuitamente online ou trocados por alimentos no ponto de troca no próprio shopping. Cada ingresso equivale a um quilo de alimento (não obrigatório, mas incentivado).

Assista à entrevista completa: