Menu

Fortaleza anuncia ações odontológicas para pessoas em situação de rua

Ação oferece atendimento gratuito e conscientização sobre saúde bucal em diferentes pontos da cidade. Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando uma série de ações voltadas à promoção da saúde bucal para pessoas em situação de rua.

A iniciativa integra a Semana Branca 2025, campanha que segue até a próxima sexta-feira (26/9), e tem como objetivo principal garantir acesso a atendimentos odontológicos e promover a conscientização sobre cuidados preventivos.

Durante a ação, dentistas e técnicos em saúde bucal atuam com o suporte do programa Consultório na Rua, oferecendo serviços como escovação supervisionada, aplicação de flúor, rastreamento de câncer de boca e doação de escovas de dente.

A programação inclui ainda uma ação educativa sobre prevenção e cuidados durante o sexo oral, acompanhada da distribuição de preservativos.

Os pacientes que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados para a rede municipal de saúde, que conta com 134 postos de saúde e quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

A definição dos locais das atividades segue o cronograma do Consultório na Rua, baseado em um mapeamento das áreas com maior concentração de pessoas em situação de rua.

Segundo a gerente de Saúde Bucal de Fortaleza, Sinhara Garcia, a campanha é um momento estratégico para levar informação e assistência a um público que muitas vezes não tem acesso a esses serviços.

A Semana Branca é uma oportunidade importante para conscientizar a todos sobre a relevância dos cuidados odontológicos, especialmente para a população em situação de rua”, destacou.

Instituída pela Lei nº 10.666/2018, a Semana Branca tem como meta promover a saúde bucal por meio da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças e condições odontológicas, como cáries, periodontopatias, má oclusão e câncer bucal.

A edição deste ano reforça o compromisso da gestão municipal com a equidade, cidadania e uma saúde pública integral e inclusiva.