A Festa e Romaria de São Francisco das Chagas 2025 acontecem no Santuário de Canindé a partir desta quarta-feira (24) e segue até o próximo dia 4 de outubro. Milhares de devotos e romeiros devem comparecer à celebração dos 800 anos do Cântico das Criaturas, com o tema “São Francisco, sinal de esperança no cuidado com a criação”.
Além da devoção religiosa, o momento exerce reflexão sobre a preservação do meio ambiente e o cuidado com a natureza.
Ensinamentos de São Francisco de Assis inspiram o período de celebrações, começando no dia 24 de setembro, às 4h, com o hasteamento das bandeiras e uma Celebração Eucarística presidida por Frei Gilmar Nascimento, OFM, reitor do Santuário de Canindé.
Dezenas de missas acontecem em diferentes locais de Canindé durante os 11 dias, como a Quadra da Gruta, a Praça dos Romeiros, o Mosteiro das Clarissas e as Igrejas de Cristo Rei e das Dores.
No dia 4 de outubro, data de celebração do Dia de São Francisco, há destaque para a Missa Solene, que acontece às 9h e é presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo metropolitano de Fortaleza. Às 17h, ocorrerá a Procissão com a imagem de São Francisquinho pelas ruas da cidade, levando ao encerramento da Festa e Romaria de São Francisco das Chagas com a bênção, despedida e anúncio oficial da Festa de 2026.
NOVIDADES PARA 2025
A edição deste ano apresenta novidades, como a Novena Simplificada, que ocorre de 25 de setembro a 3 de outubro, todos os dias às 15h na Basílica. A iniciativa visa proporcionar espaço de acolhimento para romeiros que não podem participar da novena tradicional na Praça dos Romeiros, segundo o reitor Frei Gilmar Nascimento.
No Pátio do Zoológico acontece a Bênção dos Animais, marcada para o dia 26 de setembro, às 8h, reforçando o compromisso de São Francisco com todos os seres vivos. É um momento simbólico tradicional e importante para os romeiros da região.
Procissões diárias fazem parte da programação, como a Via-Sacra e missas temáticas para diferentes grupos, como vaqueiros, ciclistas e sanfoneiros, e momentos de confissão que acontecem na Casa dos Milagres.
CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE
O Frei Gilmar destaca a importância do cuidado com o meio ambiente e como São Francisco de Assis é um modelo de santidade, simplicidade e amor pela natureza.
“São Francisco é modelo de santidade e cuidado com a criação. Sua vida e seus ensinamentos nos inspiram a refletir sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente. Nesta festa, queremos dizer sim à vida, cuidando dos nossos irmãos e irmãs e de toda a natureza. Desejo a todos uma festa repleta de acolhimento e cuidado”.
Mais informações podem ser encontradas no site da Festa e Romaria de São Francisco das Chagas, no site oficial do Santuário de Canindé e também na página do Instagram.
Texto de Herbert Seabra.
