Menu

Deputada Luizianne relata ataques de drones a flotilhas em missão a Gaza

Na noite desta terça-feira (23/9), em águas internacionais do Mediterrâneo, a deputada Luizianne Lins (PT) denunciou, em suas redes sociais, um ataque às embarcações da Global Sumud Flotilla que seguem rumo a Gaza. Entre elas está o barco Grande Blu, que embarca a deputada.

As embarcações foram alvos de explosões provocadas por artefatos lançados por drones, além de sofrerem interferências em suas comunicações. Até o presente momento, não há registro de feridos entre os tripulantes.

A delegação brasileira é composta por 15 integrantes, que permanecem a bordo e seguem os protocolos de emergência estabelecidos pela flotilha.

Luizianne evidenciou, em sua postagem no Instagram, que os recursos humanitários são protegidos pelo Direito Internacional Humanitário.

“Reafirmamos que iniciativas humanitárias destinadas ao transporte de alimentos, água e medicamentos são protegidas pelo Direito Internacional Humanitário e não podem ser alvo de ataques ou de qualquer ação que busque obstruí-las”, afirmou a deputada.

Os ataques já foram comunicados oficialmente ao governo brasileiro, com solicitação de acompanhamento permanente e reforço das medidas diplomáticas necessárias à proteção da delegação brasileira e das demais embarcações.

A deputada Luizianne exige resposta imediata aos ataques às embarcações humanitárias. Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

A deputada pediu atenção à comunidade internacional e às autoridades competentes para que adotem, com urgência, medidas de proteção à integridade física e jurídica dos tripulantes, assegurando a passagem segura da flotilha.

“A tentativa de silenciar e impedir ações humanitárias não pode ser tolerada e exige resposta imediata“, finalizou Luizianne.