Menu

Legislativo do Ceará sedia seminário internacional sobre crianças em situação de rua

O seminário tem como objetivo de fortalecer boas práticas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em situação de rua. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, de 24 a 26 de setembro de 2025, o Seminário Nacional e Internacional sobre Boas Práticas para a Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. A solenidade de abertura ocorre nesta quarta-feira (24/09), no auditório Murilo Aguiar, às 9h.

O evento é realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) e vai reunir especialistas, ativistas, gestores públicos e representantes de organizações do Brasil, da América Latina e do Caribe.

O seminário tem como objetivo promover diálogo, troca de experiências e fortalecimento de redes de proteção, compartilhando metodologias e boas práticas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em situação de rua.

A iniciativa conta com o apoio da CDHC da Alece e da Câmara Municipal de Fortaleza e é realizada em parceria com a Rede Nacional Criança Não é de Rua (CNER), a Rede Internacional pela Defesa de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua (RIDIAC) e a organização O Pequeno Nazareno (OPN).

PROGRAMAÇÃO

24/09 – Quarta-feira
9h: Cerimônia de abertura + intervenção artística cultural
9h30: Mesa de abertura
Participantes: deputado Renato Roseno, vereadora Adriana Gerônimo, Manoel Torquato, Anderson Miranda, Fábio Meirelles, Pablo Bassi e Rosário Rohaspuere.

25/09 – Quinta-feira
9h: Intervenção artística cultural
9h30: Painel 01: Estratégias de proteção de crianças e adolescentes em situação de rua
Expositores: Manoel Torquato (Brasil), Maria de Los Angeles (Chile), Dennis López (Bolívia) + adolescentes convidados
14h às 16h: Oficinas temáticas: Autoproteção, Controle social, Proteção de deslocados internos, Fronteiras, Levantamento populacional e Ocupações.

26/09 – Sexta-feira
9h: Painel 02: Estratégias de controle social e participação no enfrentamento da situação de rua
Expositores: Markinhus Souza (Brasil), Rosa Maria (México), Nilda Camacho (Peru), Maria Noel (Uruguai) + adolescentes convidados
11h: Debate