O programa Ceará Sem Fome lançou, nesta terça-feira (23), o edital do Prêmio Cozinha Transformadora. Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a iniciativa tem o objetivo de reconhecer a atuação das Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPRs) no combate à fome e no fortalecimento das comunidades onde atuam.
Todas as instituições inscritas serão avaliadas com base nas práticas comprovadas em até três categorias: Qualificação e Renda, Sustentabilidade e Inovação e Participação Social. As cozinhas podem escolher se inscrever em uma ou mais delas, de acordo com suas práticas.
Leia também: Mais de três mil beneficiários do Ceará Sem Fome conseguiram emprego formal em 2024
Para participar, a Cozinha Ceará Sem Fome precisa atender a alguns critérios:
- Estar em funcionamento há pelo menos seis meses sem interrupções;
- Não ter recebido notificações por irregularidades nos últimos seis meses, manter os dados atualizados na Plataforma Ceará Sem Fome;
- Estar com os dados dos 100 (cem) beneficiários devidamente cadastrados e sem inconsistências na Plataforma Ceará Sem Fome;
- Ter a participação ativas de seus Agentes Populares de Segurança Alimentar.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no link de inscrição disponível no site oficial do programa. No formulário, a cozinha deve identificar sua unidade, selecionar a(s) categoria(s), marcar as práticas que realiza e anexar comprovantes como fotos, relatórios e/ou vídeos.
Leia também: 2º Festival Ceará Sem Fome acontecerá entre os dias 15 e 18 de outubro em Fortaleza
As instituições podem se inscrever entre os dias 23 e 30 de setembro. Já o resultado preliminar será divulgado em 7 de outubro, com possibilidade de recurso entre os dias 8 e 10 de outubro.
O resultado final e a premiação serão anunciados em 15 de outubro, durante a 2ª edição do Festival Ceará Sem Fome, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação.
FESTIVAL
No próximo mês, Fortaleza recebe 2º Festival Ceará Sem Fome, que reunirá debates técnicos, apresentações culturais, lançamentos, serviços voltados para os agentes populares de segurança alimentar e atrações musicais.
Para a construção do Festival, foram realizadas rodas de conversa com as lideranças das cozinhas do programa.
A iniciativa também celebra o Dia Mundial da Alimentação, lembrado em 16 de outubro. A data é organizada globalmente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), que escolheu o Ceará para sediar a ação neste ano, pelas atividades desenvolvidas no Estado.
Confira a programação prevista para os três dias de evento:
- 15/10: Festival no Centro de Eventos (palestras, seminários, exposições, lançamento do livro e do Observatório Ceará Sem Fome, além de show com a madrinha do programa, Solange Almeida);
- 16/10: Celebração do Dia Mundial da Alimentação, com prédios públicos iluminados de azul. A ação foi escolhida pela FAO/ONU para acontecer no Ceará, em reconhecimento ao trabalho do Estado no combate à insegurança alimentar;
18/10: 1ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome, no Vila do Mar, Barra do Ceará.
