A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), firmará nesta segunda-feira (22/9), às 15h, uma parceria com órgãos e instituições sociais para promover a inserção de adolescentes e jovens, entre 14 e 22 anos, no mercado de trabalho.
A iniciativa será formalizada durante uma solenidade de assinatura do termo de cooperação do Programa Adolescente Cidadão.
Segundo a presidente da Funci, Germana Mesquita, o programa busca estimular o protagonismo juvenil, abordando os direitos e deveres desses jovens enquanto cidadãos, além de fomentar sua autonomia, construção de projeto de vida e identidade.
O Programa Adolescente Cidadão oferece informações sobre o ambiente de trabalho, orientações sobre empregabilidade, encaminhamento às entidades parceiras e capacitações em instituições qualificadoras reconhecidas, visando a preparação completa dos participantes para o mercado de trabalho.
Entre os órgãos e instituições que firmam a parceria estão a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), a Secretaria de Proteção Social (SPS), o Instituto Brasileiro Pró Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet), o Instituto Maria da Hora, a Sociedade de Apoio e Defesa da Vida (Soavida) e o Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS).
Essa iniciativa é fundamental para promover a inclusão social e oferecer oportunidades reais de desenvolvimento profissional para jovens em situação de vulnerabilidade, fortalecendo seu protagonismo, autonomia e preparação para o futuro.
