Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou dados que demonstram o crescimento dos setores da indústria cearense, com um aumento de 3,54% em comparação ao mesmo período em 2024. Crescimento do Brasil foi de 1,1%.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, também demonstra resultado positivo, com aumento de 3,86%, enquanto a economia do Ceará apresenta aumento de 2,2% no segundo trimestre de 2025 em relação a 2024, e o PIB estadual subiu 0,39% em relação ao primeiro trimestre de 2025.
O PIB cearense acumulado no ano fica em 4,15%, e em 5,58% ao considerar os últimos quatro trimestres.
Para Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e responsável pela operacionalização do FDI, parte significativa do desempenho vem de empresas beneficiadas pelos incentivos fiscais do governo, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI).
“O resultado demonstra que o Ceará, sob a liderança do governador Elmano de Freitas, tem sido arrojado quanto as políticas de desenvolvimento econômico.”
Segmentos com o melhor desempenho incluem:
- Construção, com 2,09%
- Indústria de Transformação, com 3,19%
- Eletricidade, Gás e Água, com 7,03%
O FDI exerceu maior impacto sobre o segmento da Indústria de Transformação, com expansões produtivas em atividades envolvendo metalurgia, produtos químicos e calçados.
Domingos Filho, secretário do Desenvolvimento do Estado (SDE) destaca que oportunidades econômicas beneficiam milhares de famílias.
“Trata-se de uma realidade próspera decorrente do trabalho estratégico do governador Elmano de Freitas, para colocar o Ceará na rota do desenvolvimento econômico por meio de investimentos que impulsionam as vocações regionais dos municípios e atração de novos investimentos do Brasil e do mundo para o nosso estado.”
