Um dos maiores eventos de turismo do Brasil, e principal B2B do Norte e Nordeste, BTM – Brazil Travel Market – vai possuir 8 rotas para o Estado do Ceará. As rotas foram mapeadas e incentivadas pelo Sebrae/CE, em parceria com o Governo do Estado.
As oito rotas cearenses são: Rota das Emoções, Rota Verde do Café, Rota das Falésias, Rota das Tradições, Rota Cariri, Rota Mirantes da Ibiapaba, Rota Sertão Monumental, Rota Costa dos Ventos.
O evento é realizado e organizado pela BBC Eventos e reúne mais de 4.500 profissionais de todo o país, além de visitantes internacionais. Ao todo, são esperados agentes e operadores de viagens em caravanas de diversos estados, como Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo.
A programação inclui Feira, Capacitações e Rodadas de Negócios, criando um ambiente estratégico para aprendizado e geração de oportunidades. Essa parte do evento acontecerá acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de eventos do Ceará.
A organização alerta que é proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que estejam acompanhados de seus responsáveis. Serão essas as oito rotas que representarão o Estado.
ROTA DAS EMOÇÕES
Criada em 2005, através do Sebrae e em conjunto com o Ministério do Turismo (Brasil), a Rota das Emoções pretende explorar os atrativos litorâneos do Ceará, do Piauí e do Maranhão, conhecidos pelas paisagens exóticas, sol, praia, dunas, cultura, gastronomia e uma fauna e flora de tirar o fôlego.
A rota cobre um trecho de 14 cidades litorâneas entre os três estados, totalizando 500 km de percurso. Compreende a Praia de Jericoacoara, Camocim e Barroquinha, no Ceará.
- Ceará: 1. Chaval, 2. Barroquinha, 3. Camocim, 4. Jijoca de Jericoacoara e 5. Cruz
- Piauí: 1. Parnaíba, 2. Ilha Grande, 3. Luís Correia e 4. Cajueiro da Praia
- Maranhão: 1. Santo Amaro, 2. Barreirinhas, 3. Paulino Neves, 4. Tutóia e 5. Araióses
ROTA VERDE DO CAFÉ
Englobando os municípios de Guaramiranga, Pacoti, Baturité e Mulungu, todos na Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra de Baturité, a Rota Verde do Café é um roteiro turístico no Maciço de Baturité que busca integrar a história do café à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável da região.
Dentre os atrativos do roteiro, que fica a cerca de 100 quilômetros de Fortaleza, muito próximo, portanto, da capital, é possível conhecer de perto o processo de cultivo do café, desde o plantio, secagem, moagem até ele ir parar na xícara, encantando o paladar dos visitantes.
ROTA DAS FALÉSIAS
A Rota das Falésias refere-se a um roteiro turístico no litoral leste do Ceará, destacando locais como Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada.
Com relação ao litoral de municípios no Rio Grande do Norte como Tibau, Grossos, Mossoró, Areia Branca e Pipa, que também são conhecidos por suas falésias e paisagens naturais.
Este percurso oferece a oportunidade de explorar belezas naturais, praias, dunas, lagoas e a rica cultura local, sendo uma experiência tanto para quem busca aventura quanto para quem procura tranquilidade e contato com a natureza.
ROTA DAS TRADIÇÕES
A Rota das Tradições envolve quatro municípios da região: Iguatu, Icó, Jucás e Orós. Cada cidade traz consigo um conjunto de atrativos que refletem a diversidade cultural, histórica, gastronômica e religiosa do Centro-Sul.
De acordo com Neyla de Araújo, articuladora do Sebrae Ceará na região, a proposta da rota nasceu da necessidade de dar um novo direcionamento ao turismo local.
ROTA DO CARIRI
Rota Cariri, projeto estruturado em parceria entre Governo do Estado, Sebrae Ceará e instituições culturais, visa impulsionar o turismo nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré.
A construção da Rota Cariri foi sendo lapidada ao longo das décadas, com marcos importantes como a criação do Fórum de Turismo e Cultura nos anos 2000 e do CONDETUR (Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Região do Cariri).
A primeira instância de governança do turismo regional. A partir dali, ações concretas foram se somando, como a roteirização dos atrativos turísticos, a implantação do Programa Alimento Seguro e o desenvolvimento de selos de qualidade para serviços de hospedagem e alimentação.
ROTA MIRANTES DA IBIAPABA
A Rota Mirantes da Ibiapaba conecta nove municípios – Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa – e tem como premissa a valorização da cultura, do meio ambiente e dos saberes tradicionais da serra.
Para isso, o Sebrae tem investido fortemente na formação dos empreendedores, com programas como o “Bem-receber Ibiapaba”, voltado à melhoria da hospitalidade e da experiência turística, e o “Qualifica Gastronomia Ibiapaba”, que promove a cozinha local como elemento de identidade e atração.
ROTA SERTÃO MONUMENTAL
A Rota Sertão Monumental está ligada ao Geoparque Sertão Monumental, um projeto que visa à preservação e valorização do patrimônio geológico e natural da região.
É uma iniciativa apoiada pelo Sebrae Ceará para promover o turismo na região do Sertão Central do Ceará, valorizando seus monumentos naturais, como os monólitos de Quixadá, e o turismo rural e cultural.
O projeto busca fortalecer a economia turística da área, oferecendo oportunidades para pequenos negócios e empreendedores do setor, e posicionando o Sertão Central como um destino de experiências únicas.
ROTA COSTA DOS VENTOS
Localizada no Litoral Oeste do Ceará, integra nove municípios: Caucaia, Paracuru, Paraipaba, Trairi, Amontada, Itapipoca, Itarema, Acaraú e São Gonçalo do Amarante.
Entre os atrativos da rota estão praias de águas calmas e mornas, cenários ideais para esportes náuticos, um roteiro turístico integrado que abrange municípios do Litoral Oeste do Ceará, promovendo praias, dunas, vilas de pescadores e a cultura da região.
