A Prefeitura de Fortaleza participou, neste sábado (20), do Dia C de Cirurgias, mutirão realizado em parceria com os governos estadual e federal para reduzir a fila de espera de procedimentos eletivos no SUS. Na Capital, 17 hospitais participaram da mobilização — 12 da rede própria e cinco contratualizados.
Só na Santa Casa de Misericórdia, que passou recentemente por reestruturação e reabriu leitos, foram cerca de 75 procedimentos, entre cirurgias de tumores, urológicas e oftalmológicas.
O prefeito Evandro Leitão (PT) destacou que o hospital deve chegar a 274 leitos até o fim do ano. “Este é um equipamento histórico para a nossa cidade e que, há 60 dias, funcionava com apenas oito leitos. Agora temos 120 leitos em funcionamento, já oferecendo espaço para a realização de 75 cirurgias. Além disso, queremos, até o final do ano, recuperar toda a capacidade da Santa Casa, reabrindo os 274 leitos, em parceria com o Governo Federal e com o Governo do Estado”, destacou Evandro.
Já o governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou que o mutirão contempla todas as regiões do Ceará, com previsão de mais de 2,6 mil cirurgias, sendo 400 em Fortaleza.
“Fiquei muito feliz ao ver pessoas se deslocando para finalmente fazer sua cirurgia. Isso tudo é possível graças ao programa Agora Tem Especialistas, do governo do presidente Lula. Aqui em Fortaleza, temos parceria com a Prefeitura e a previsão de mais de 400 procedimentos. Desde que assumimos o Governo do Estado, já realizamos mais de 350 mil cirurgias”.
A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, criado pelo Governo Federal para ampliar a realização de cirurgias em todo o País.
