Menu

Puxado por hotéis e restaurantes, turismo gerou 13,7 mil empregos no Ceará em 2025

O turismo é um dos principais motores econômicos do Ceará. Conforme o Índice de Volume das Atividades Turísticas, do IBGE, em julho, por exemplo, o Ceará avançou 6,9% acima do crescimento médio nacional, de 3,3%, ficando à frente de outros estados nordestinos e ocupando o 1° lugar na região e o 3° no Brasil.

Os bons números também se revelam na geração de empregos. Conforme dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgados nesta semana, o setor gerou 13.798 vagas formais no Ceará no segundo trimestre de 2025. Considerando apenas hotéis e restaurantes, foram 1.258 novos postos de trabalho. O resultado teve impacto direto no PIB, que cresceu 3,86% no período – contra 2,2% da média nacional.

No período, o setor de serviços, que inclui hotelaria, alimentação, transporte e lazer, cresceu 2,94% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado do semestre, o aumento foi de 3,32%, acima da média nacional.

Conforme o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, os resultados mostram a importância do setor para o desenvolvimento econômico cearense.

“O turismo deixou de ser apenas lazer para se tornar uma das principais atividades econômicas do Ceará. Ele gera emprego, renda e garante crescimento acima da média do Brasil”, afirmou.

OUTROS DESTAQUES

Hotéis e restaurantes cresceram 4,22% no período avaliado, mostrando maior movimentação de turistas. O transporte avançou 6,06%, impulsionado por viagens e deslocamentos. Já os serviços ligados a lazer e cultura subiram 6,05%, acompanhando o aumento das atividades de recreação.

O consumo também refletiu esse movimento. O varejo ampliado cresceu 4,1%, acima da média nacional, com destaque para artigos de uso pessoal (+10,9%) e produtos de farmácia e cosméticos (+8,9%).

TURISTA INTERNACIONAIS

Um dado que chama atenção é a quantidade de turistas internacionais que desembarcaram no Estado em 2025 – foram quase 70 mil, entre janeiro e agosto. Com 69.623 visitantes em voos diretos, o número representa crescimento de 29,67% em comparação ao mesmo período de 2024.

“O nosso Ceará segue se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Brasil para estrangeiros. Só em 2025, já foram anunciados quatro novos voos internacionais — Madri, Caiena, Montevidéu e Lisboa. Isso significa mais conexões, visitantes e dinheiro girando na nossa economia”, publicou o governador Elmano de Freitas (PT), nas redes sociais.

CRESCIMENTO ACIMA DA MÉDIA

Considerando o Índice de Volume das Atividades Turísticas do IBGE, que mede a variação na quantidade de serviços turísticos prestados e funciona como um “termômetro” do setor, o Estado apresentou números acima da média pelo sexto mês consecutivo. Em julho, o crescimento do Estado foi de 6,9% – já o nacional foi de 3,3% e do Nordeste, 0,3%.

A trajetória vem sendo registrada desde fevereiro, quando o Ceará avançou 8,0%, enquanto o Brasil, 7,2%. 

Conforme o Índice, no acumulado dos últimos 12 meses o Estado teve alta de 8,5%, superando a média do Brasil, de 6,2%, e do Nordeste, de 5,5%.

O QUE É MEDIDO PELO ÍNDICE:

  • Transporte aéreo e rodoviário de passageiros
  • Serviços de hospedagem (hotéis, pousadas, resorts)
  • Agências de viagens e operadoras de turismo
  • Serviços culturais, esportivos e de lazer
  • Aluguel de veículos para turistas