O Governo Federal anunciou investimentos superiores a R$ 20 milhões para ampliar a rede de saúde pública em Brejo Santo e demais municípios do Cariri Cearense. A medida foi confirmada pelo governador Elmano de Freitas (PT), ao lado do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Mozart Sales, da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, e de outras autoridades.
ONCOLOGIA
O hospital municipal de Brejo Santo receberá uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O serviço garantirá acompanhamento integral para pacientes com câncer, do diagnóstico ao tratamento. Elmano de Freitas ressaltou a importância da cooperação entre Estado e União, destacando que a população é a maior beneficiada.
“Brejo Santo vai avançar muito no diagnóstico e tratamento do câncer, com Hemodinâmica, além de ampliar o número de cirurgias para os cearenses. Discutimos ações fundamentais para o povo do Cariri, que fortalecem o serviço público de saúde. Não tenho dúvida de que estamos dando um grande passo para a melhoria da saúde pública do nosso povo”, disse o Governador.
AMPLIAÇÃO
O secretário Mozart Sales, representante do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou o compromisso com o Ceará. Segundo ele, a nova estrutura vai credenciar o serviço de Oncologia em Brejo Santo e ampliar a capacidade de diagnóstico.
“No início do processo, dobraremos a oferta de ressonâncias, tomografias e cirurgias, reduzindo o tempo de espera. Nossa equipe técnica estará presente e qualificada”, destacou Mozart Sales.
A secretária Tânia Mara Coelho ressaltou que o Unacon também trará benefícios além do tratamento oncológico.
“Haverá expansão de exames e cirurgias para outras demandas da população. Com o aparelho de Hemodinâmica, será possível realizar cateterismo e desobstrução de veias e artérias em Brejo Santo”, afirmou a titular da Secretaria da Saúde (Sesa).
Para Tânia Mara Coelho, a descentralização dos serviços representa a chegada da alta complexidade mais perto dos pacientes.
