Menu

2º Festival Ceará Sem Fome acontecerá entre os dias 15 e 18 de outubro em Fortaleza

O programa Ceará Sem Fome realizou, na sexta-feira (19), a 4ª Reunião Extraordinária do Comitê Intersetorial de Governança, com a presença da primeira-dama e presidente do Comitê, Lia de Freitas, e da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero (MDB).

O encontro contou com representantes de 19 secretarias, órgãos e entidades que apoiam a iniciativa.

O 2º Festival Ceará Sem Fome foi anunciado durante a reunião. A atividade será realizada entre os dias 15 a 18 de outubro, em Fortaleza, e busca celebrar resultados do programa, além de destacar o impacto na vida de beneficiários, agentes populares de segurança alimentar e famílias em situação de vulnerabilidade.

PROGRAMAÇÃO

A programação foi construída com base na escuta das lideranças das cozinhas comunitárias e inclui debates técnicos, apresentações culturais, lançamentos e serviços destinados aos agentes populares de segurança alimentar, além de atrações musicais.

O festival também lembrará o Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro. A escolha do Ceará para sediar a celebração partiu da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que reconheceu o esforço estadual no combate à insegurança alimentar.

Para a primeira-dama Lia de Freitas, o festival será um momento de reconhecimento e celebração. Ela afirmou estar feliz em apresentar a segunda edição do evento, ressaltando que cada ação foi planejada para mostrar o impacto do programa na vida de quem enfrenta dificuldades, com transformações sociais e mais dignidade.

QUALIFICAÇÃO

A vice-governadora Jade Romero destacou a importância da iniciativa ao citar a oferta de 27 mil vagas de capacitação e a entrega de kits de trabalho aos participantes pelo eixo de qualificação da Secretaria da Proteção Social (SPS). Ela afirmou que os bons números demonstram como o programa contribui para reduzir pobreza e extrema pobreza e que o festival será um espaço para valorizar esses avanços.

Jade Romero (MDB) destaca que os bons números demonstram como o programa contribui para reduzir pobreza e extrema pobreza. Foto: Larissa Morena/ Governo do Ceará

PROGRAMAÇÃO:

  • 15/10: Festival no Centro de Eventos, com palestras, exposições, lançamento de livro e do Observatório Ceará Sem Fome, além de show de Solange Almeida, madrinha do programa.

  • 16/10: Celebração do Dia Mundial da Alimentação, com prédios públicos iluminados de azul. A FAO/ONU escolheu o Ceará para sediar a ação como reconhecimento pelo trabalho no combate à insegurança alimentar.

  • 18/10: 1ª Corrida Juntos por um Ceará Sem Fome, na Vila do Mar, Barra do Ceará.

Mais informações sobre o festival estarão disponíveis nas redes sociais do programa (@ceara.semfome) e no site oficial, em uma aba especial dedicada ao evento.