A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta sexta-feira (19), edital para 10 mil novas vagas em creches a partir de 2026. O número de vagas corresponde à quantidade de crianças de até três anos que, de acordo com a gestão municipal, estão na fila de espera.
No último mês de julho, o prefeito Evandro Leitão (PT) anunciou que cerca de 10 mil crianças estavam na fila. À época, a Prefeitura havia prometido a construção de 22 novos Centros de Educação Infantil (CEIs) nos próximos meses, sendo 10 do Governo do Estado e 12 do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o secretário municipal de Educação, Idilvan Alencar (PDT), o edital tem como objetivo zerar a fila de espera.
“Este ano já criamos entre 7 mil e 8 mil vagas e queremos superar a marca de 10 mil. Não temos um limite: toda vez que houver espaço adequado, vamos ampliar a oferta. Por isso, reforço o convite à sociedade: esse é um esforço conjunto para garantir que nenhuma criança fique sem acesso à creche em Fortaleza”, garantiu.
NOVOS CEIs
No último mês de agosto, dos 22 prometidos, dois já haviam sido entregues, na Parangaba e no Jangurussu. Já nesta sexta-feira, foi inaugurado o CEI Antônio Moreira de Oliveira, no Conjunto Ceará.
A unidade de educação recebeu um investimento de R$ 7,5 milhões em equipamentos e mobiliário. Conforme a Prefeitura, o CEI estava entre as obras paralisadas na gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT). O espaço tem capacidade para atender cerca de 180 crianças de seis meses a três anos, do berçário ao Infantil III, em tempo integral.
O novo CEI oferece cinco refeições diárias, fardamento, kit pedagógico e material de higiene para os alunos. O espaço conta com berçário, salas de aula, banheiros acessíveis, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores e área de lazer com playground. Além disso, todas as salas são 100% climatizadas.
