Menu

Festival Internacional de Teatro Infantil chega à 14ª edição com programação gratuita no Ceará

O Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (Festival TIC) chega à 14ª edição em outubro e levará espetáculos para cinco cidades cearenses: Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Pacajus e Quixeramobim. A programação contará com 46 apresentações e 10 debates em escolas públicas, praças e equipamentos culturais.

Entre os dias 10 e 21 de outubro, o público terá acesso gratuito a peças teatrais e atividades que abordam temas como capacitismo, diversidade étnico-racial, bullying escolar e preservação do meio ambiente. A edição deste ano reúne artistas do Brasil e de outros países, além de reforçar o compromisso da organização com a política de carbono zero, por meio do plantio de árvores nativas do Ceará.

Para o diretor e idealizador do festival, Emídio Sanderson, o TIC segue ampliando o diálogo com a infância. “São temas que nos convidam a pensar em um mundo mais respeitoso, democrático e sustentável. É um convite para rir, brincar, refletir e sentir, lado a lado“, afirmou.

Além da programação presencial, será promovido o Seminário Virtual Arte e Educação, com transmissão ao vivo pelo canal da Invento Produções no YouTube. O encontro reunirá especialistas para debater a relação entre artes cênicas e educação básica.

PROGRAMAÇÃO EM FORTALEZA

Na Capital, três equipamentos culturais recebem atrações do festival entre os dias 10 e 13 de outubro:

  • CAIXA Cultural Fortaleza: espetáculos como A Fabulosa História de BasarKus, shows da mascote DJ Mia, feira de troca de livros e brinquedos com foco no consumo consciente, além da apresentação de bonecos gigantes e infláveis Bichos do Brasil. No dia 13, o espaço sedia o 1º Encontro TIC de Realizadores de Festivais de Artes Cênicas para Crianças.
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: apresentações da peça Quintal Encantado, do espetáculo Riso em Riso com o palhaço Aziz Gual, além de oficinas e shows musicais.
  • Hub Cultural Porto Dragão: sessão especial de Os Peixes Não Falam, voltada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes, seguida de debate com a especialista Cláudia Mascarenhas.

NO INTERIOR DO ESTADO

Além de Fortaleza, a programação será levada a outros municípios:

  • Maracanaú e Maranguape – 13, 14 e 18 de outubro
  • Pacajus – 16, 17 e 19 de outubro
  • Quixeramobim – 19, 20 e 21 de outubro

Mais informações sobre a programação completa estão disponíveis no site oficial do Festival TIC. A 14ª edição do evento é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pela Invento Produções Culturais. O patrocínio é da Caixa e do Governo Federal.

Texto de Herbert Seabra.