Caucaia deve receber a primeira fábrica completa de motos (autopropelidas e elétricas) da empresa Duact Motors no Brasil. Conforme informações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado, as negociações estão avançadas, e as construções devem começar ainda neste ano.
A empresa comercializa scooters elétricas, como o modelo Duact Maxus 1000W, que funciona 100% a eletricidade e, devido ao seu tipo, não requer CNH nem emplacamento. O veículo, com versões entre R$ 8.900 e R$ 11.500, alcança velocidade máxima de 32 km/h e é equipado com faróis de LED e painel digital.
O foco da Duact Motors é, hoje, a chamada micromobilidade, considerada uma alternativa sustentável que reduz a poluição e os congestionamentos.
Rui Palácio, consultor e representante da empresa, se reuniu com o titular da SDE, Domingos Filho (PSD), na última quarta-feira (17), para avançar nas tratativas. O projeto visa, além da montagem, a importação total das peças via Porto do Pecém e a distribuição das motocicletas para todo o Brasil a partir do Ceará.

A Duact Motors já opera com importação e montagem nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além disso, conta com uma pequena unidade em Fortaleza.
“O objetivo, no entanto, é centralizar a operação no Ceará, transformando-o em um polo de produção de motos elétricas. O município escolhido para a instalação da fábrica foi Caucaia. Estamos analisando a viabilidade junto à SDE de obter benefícios fiscais competitivos em comparação com outros estados”, disse o consultor.
Na primeira fase da implantação, o projeto tem previsão de gerar 50 empregos diretos e 150 indiretos. “Ajustamos, nesta segunda reunião com o secretário, detalhes para buscar um ‘denominador comum’ para que o projeto saia do papel o mais rápido possível”, afirmou o representante da empresa.
“O projeto é bastante promissor, visto que contribuirá com o desenvolvimento econômico do Estado e do município onde a fábrica irá se instalar. Estamos à disposição da empresa para colaborar na iniciativa que promoverá a geração de mais empregos e renda para o nosso Ceará”, celebrou Domingos Filho.
