Fortaleza recebe, nesta quinta-feira (18), a abertura da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar. Durante fala de abertura, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), destacou iniciativas da gestão municipal, como inclusão de professores e servidores na rotina da alimentação escolar. “Fortaleza está pronta para ser parte da solução, com coragem, humanidade e compromisso”, destacou.
“Para além da nutrição, incluímos também professores e servidores das escolas, todos os colaboradores, que passam a compartilhar dessas refeições como um gesto da valorização escolar. Para isso, a Prefeitura está colocando recursos próprios”, disse, frisando que boa parte dos gêneros alimentícios são da agricultura familiar.
“A luta contra a fome deve ir além da sala de aula. Deve alcançar quem mais sofre, nas periferias da cidade. Por isso lançamos o Fortaleza Sem Fome”, celebrou. Lançado em setembro, o programa busca distribuir 2.400 sopas por dia a pessoas em situação de vulnerabilidade, de segunda a sexta-feira.
O evento também conta com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).
Com programação até esta sexta-feira (19), o momento reúne cerca de 80 países, além de parceiros de organismos das Nações Unidas. O objetivo é debater o progresso e os compromissos globais da alimentação escolar até 2030, mobilizando tomadores de decisão e parceiros para investir em alimentação escolar como uma prioridade educacional, social e econômica.
Durante abertura, a presidenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, destacou a importância da alimentação escolar para o combate à fome. “Investir em alimentação escolar é investir em equidade social e em desenvolvimento sustentável”, disse.
“É uma política capaz de responder os desafios da fome, da pobreza e da desigualdade, e, ao mesmo tempo, contribuir para a agenda da educação, da saúde e da prosperidade”.
Ver essa foto no Instagram
O Governo do Brasil apresenta sua experiência com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), referência internacional.
O evento é realizado pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Secretariado da Coalizão para a Alimentação Escolar, sediado pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) da Organização das Nações Unidas (ONU).
