Menu

Com presença de Mariana Ximenes, 35º Cine Ceará começa neste sábado (20)

A noite contará também com a exibição de "Gravidade" (Ficção. 90'. Brasil. 2025. Première Mundial), filme do pernambucano Leo Tabosa, que abre a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem. Foto: Divulgação/ Petrus Cariry.

A 35ª edição do Cine Ceará, o Festival Ibero-americano de Cinema, chega, neste sábado (20), na cidade de Fortaleza. A abertura no Cineteatro São Luiz, a partir das 18h30, contará com a presença da atriz Mariana Ximenes, que receberá o Troféu Eusélio Oliveira, em reconhecimento à sua contribuição à dramaturgia brasileira, com destaque para o cinema.

As exibições do Festival começam com o curta “Cada um na sua tomada”, produzido por estudantes de escolas públicas de Fortaleza, que participaram do Compartilha Animação, projeto que integra a rede de ações de responsabilidade social da Enel Ceará, em parceria com a Associação Cultural Cine Ceará.

Leia também: Filme “O agente secreto” será exibido no Cine Ceará

Leia também: Estudantes da rede pública de Fortaleza produzirão curta de animação com estreia no Cine Ceará

Para a artista, a homenagem é muito significativa, pois reforça e relembra suas raízes cearenses, por parte da mãe, natural do município de Groaíras, na região do Sertão de Sobral.

“Recebo esta homenagem também como filha de uma cearense que me transmitiu, mesmo à distância, o orgulho de pertencer a essa terra. É reconhecer a herança que me atravessa e me constitui. E também me lembra que minha trajetória ainda está em construção. Tenho muito a agradecer pelos lindos encontros que já tive e sei que ainda tenho muito a aprender, a viver e a trocar com o cinema”, comemorou a atriz.

A noite contará também com a exibição de “Gravidade” (Ficção. 90′. Brasil. 2025. Première Mundial), filme do pernambucano Leo Tabosa, que abre a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem.

O 35º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB); da Associação Cultural Cine Ceará; e da Bucanero Filmes.

Foto: Para Vigo me voy!, de Lírio Ferreira e Karen Harley

DEBATES E EXIBIÇÕES

Neste domingo (21), a programação começa às 10h, no Hotel Sonata de Iracema, com o debate sobre o longa “Gravidade”, com a presença do diretor Leo Tabosa, e das atrizes Hermila Guedes, Danny Barbosa e Clarisse Abujamra.

A partir das 14h, começa a Mostra Olhar do Ceará no Cinema do Dragão, com as exibições dos curtas-metragens:

  • “Fortaleza Liberta” (Natália Maia e Samuel Brasileiro. documentário, 16′, Ceará, 2025);
  • “Vermelho de bolinhas” (Joedson Kelvin e Renata Fortes. documentário, 19′, Ceará, 2025);
  • “Faísca” (Bárbara Matias Kariri. híbrido, 12′, Ceará, 2025).

Também será exibido o longa-metragem “Verbo ser” (Nívia Uchôa. documentário, 76′, Ceará, 2025). Após as sessões, haverá debate com os realizadores.

No Cineteatro São Luiz, a programação começa às 18h com “Minha mãe é uma vaca” (Moara Passoni. ficção, 15′, Mato Grosso do Sul / São Paulo, 2024), abrindo a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem.

Na sequência, acontece a exibição especial de “Para Vigo me voy!” (Lírio Ferreira e Karen Harley.  documentário. 99′, Brasil, 2025) e de quatro curtas do programa Directors’ Factory Ceará Brasil, realizados com mentoria de Karim Aïnouz:

  • “A fera do mangue” (Wara e Sivan Noam Shimon. ficção, 14′, Brasil/França, 2025);
  • “A vaqueira, a dançarina e o porco” (Stella Carneiro e Ary Zara. ficção, 10′, Brasil/França, 2025);
  • “Ponto Cego” (Luciana Vieira e Marcel Beltrán. ficção, 19′, Brasil/França, 2025);
  • “Como ler o vento” (Bernardo Ale Abinader e Sharon Hakim. ficção, 14′, Brasil/França, 2025).

EXIBIÇÕES ATÉ OUTUBRO

Até o dia 26 de setembro serão exibidos 13 longas-metragens e 29 curtas, nas mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem, Olhar do Ceará e exibições especiais.

Acontecem também diversos debates com diretores, produtores e elenco. Nos dias 25 e 26, ocorrerá a mostra Cinema na Praça, com exibições ao ar livre na Praça dos Leões, no Centro, próximo ao Cineteatro São Luiz.

A programação se estende até o mês de outubro, com a realização das Mostras Sociais:

  • Mostra Melhor Idade (Dia 21, às 9h);
  • Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece (Dia 22, às 8h30);
  • Mostra Acessibilidade (Dia 22, às 14h30);
  • Oficina de Cinema de Animação, com Telmo Carvalho (De 20 a 23/10);
  • Cine Itinerante com sessão ao ar livre da animação “Meu AmigãoZão – O Filme”, de Andrés Lieban, em Pindoretama (Dia 4, às 18h30), e em Aquiraz (Dia 23, às 18h30) na Aldeia Jenipapo-Kanindé.
Foto: Documentário “Verbo ser”, de Nívia Uchôa

INGRESSOS

Já os ingressos para as sessões serão distribuídos de maneira diferenciada nos dois locais de exibição. No Cineteatro São Luiz, os ingressos estarão disponíveis, exclusivamente, através da plataforma Sympla, sempre no dia anterior à exibição, a partir das 14h.

Já para as sessões no Cinema do Dragão, os ingressos poderão ser retirados diretamente na bilheteria, 1 hora antes do início de cada sessão. Cada pessoa poderá retirar até 2 ingressos por sessão.

QUEM FAZ O CINE CEARÁ

O Festival conta com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados (PNAB); e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira.

A programação tem o apoio ainda do Porto do Pecém, do Grupo Edson Queiroz e da Dominus Imobiliária e Corretora de Seguros, através da Lei Rouanet. Tem patrocínio da Enel e Cegás através do Mecenato Estadual. Apoio: Câmara Municipal de Vereadores. Patrocínio: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.