Próximo ao início dos festejos de São Francisco das Chagas, o deputado estadual no Ceará, Almir Bié (Progressista) quer que o Papa Leão XIV faça uma visita à Basílica de Canindé.
Conforme a proposta, que solicita o envio do convite ao pontífice, a justificativa é a importância religiosa e social do santuário histórico, atualmente o segundo maior franciscano do mundo.
O requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), foi publicado nesta quarta-feira (17).
Leia também: Deputado Almir Bié denuncia falhas no pagamento do Garantia-Safra e pede mudanças urgentes
A cidade do sertão cearense recebe, por ano, milhões de fiéis de todas as regiões do Brasil e de diversos países. Conforme o texto, a visita de Leão XIV “teria um profundo significado pastoral, religioso e cultural, pois fortaleceria a fé do povo nordestino” e reforçaria o papel acolhedor e fraternal do santuário.
“Além de sua importância espiritual, a Basílica de Canindé é também um patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, reconhecido nacionalmente, cuja dimensão ultrapassa o âmbito religioso, integrando-se à identidade do povo cearense e à tradição franciscana mundial”, destaca o pedido do deputado.
Conforme o parlamentar, a vinda do papa proporcionaria um “impacto espiritual” para o Brasil, “em especial ao povo nordestino, conhecido por sua fé inabalável e sua devoção mariana e franciscana”, complementou o texto.
FESTEJOS DE SÃO FRANCISCO
A tradicional Festa de São Francisco, em Canindé, começa no próximo dia 24 de setembro. A programação anual foi anunciada pelo Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas.
Com o tema “São Francisco, sinal de esperança no cuidado com a criação”, a celebração segue até o dia 4 de outubro e é inspirada nos 800 anos do Cântico das Criaturas.
A abertura solene da festa será às 4h da manhã, com o hasteamento das bandeiras e uma Celebração Eucarística presidida pelo reitor, Frei Gilmar Nascimento, OFM, concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.
“São Francisco é modelo de santidade e cuidado com a criação. Sua vida e seus ensinamentos nos inspiram a refletir sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente. Nesta festa, queremos dizer sim à vida, cuidando dos nossos irmãos e irmãs e de toda a natureza. Desejo a todos uma festa repleta de acolhimento e cuidado”, destacou o reitor Frei Gilmar Nascimento.
Ao longo dos doze dias, serão realizadas dezenas de missas em diversos locais, incluindo a Quadra da Gruta, a Praça dos Romeiros, o Mosteiro das Clarissas, e a Igreja das Dores e de Cristo Rei.
