A rede pública estadual de ensino do Ceará obteve resultados expressivos na 41ª edição da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), cuja fase final por equipes foi realizada presencialmente no último sábado (13), no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
Ao todo, 12 equipes cearenses foram classificadas para a etapa final, representando seis escolas da rede estadual, com a participação de 35 alunos e sete professores. A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) apoiou integralmente a delegação, custeando transporte, alimentação e hospedagem.
O grande destaque foi o 3º Colégio da Polícia Militar do Ceará Tenente Mário Lima (CPM-TML), de Maracanaú, que conquistou uma medalha de prata e quatro menções honrosas. A Escola de Ensino Médio Joaquim Magalhães, de Itapipoca, também teve bom desempenho, garantindo uma medalha de bronze.
Outras escolas cearenses premiadas com menções honrosas foram:
- EEEP Clemente Olintho Távora Arruda (Baturité) – duas menções
- EEEP Lucas Emmanuel Lima Pinheiro (Iguatu) – duas menções
- EEEP Rita Matos Luna (Jucás) – uma menção
- EEMTI Tabelião José Pinto Quezado (Aurora) – uma menção
Entre os medalhistas, o estudante Aroldo Andrey Damasceno, de 16 anos, que cursa a 1ª série do Ensino Médio no 3° CPM-TML, integrou a equipe Teta, vencedora da medalha de prata. Com uma trajetória iniciada ainda no 9º ano do Ensino Fundamental, Aroldo já coleciona participações em diversas olimpíadas do conhecimento, como a OBMEP e a Olimpíada Canguru de Matemática.

“Aprendi que esse mundo é muito mais que medalhas, mas sim sobre o que conquistamos no processo, como aprendizagem, momentos únicos com participantes de todo o país e desafios que sempre nos fazem melhorar cada vez mais, trazendo conhecimentos que levamos para a vida”, resume o estudante.
Criada em 1985, a Olimpíada de Matemática da Unicamp tem como objetivo fomentar o interesse pela matemática entre estudantes da educação básica. A competição valoriza o raciocínio lógico, a criatividade e a persistência na resolução de problemas.
As provas são dissertativas e ocorrem em três fases em equipe (duas online e uma presencial), além de uma fase individual presencial, direcionada aos alunos do Ensino Médio que completarem todas as etapas anteriores. O resultado final da fase individual será divulgado em outubro.
