Em busca de estimular empreendimentos que atuem em cadeias produtivas estratégicas do estado, o Governo do Ceará lançou um edital que destina R$ 25 mil para cada um dos 10 negócios cearenses selecionados com propostas voltadas à resolução de problemas sociais e ambientais. A ação integra o projeto Impacto Produtivo, realizado pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).
Além do recurso financeiro, os negócios escolhidos participarão de uma jornada de desenvolvimento com duração de cinco meses. O processo inclui oficinas, mentorias, assessoria técnica e acesso a redes de apoio. Ao final, os participantes apresentarão seus projetos a uma banca formada por especialistas e organizações parceiras.
De acordo com o presidente da Adece, Danilo Serpa, o programa busca apoiar modelos econômicos com foco em soluções para questões sociais e ambientais. “Queremos estimular o apoio às novas economias que se caracterizem pela sustentabilidade e busca pelo impacto positivo nos seus negócios. A ideia é que, a partir do projeto, saiam soluções para problemas sociais e ambientais gerados pela economia tradicional”, explica.

A coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro, explicou que a iniciativa está alinhada à Estratégia Nacional de Economia de Impacto (Enimpacto). Segundo ela, o edital contribui para estruturar políticas públicas voltadas a negócios com foco em impacto. “Ao transformar inovação em política pública, estamos alinhando o Estado às diretrizes nacionais para fomentar negócios que gerem impacto socioambiental positivo. A expertise da Secitece em apoiar negócios inovadores contribui para a consolidação de um ecossistema de inovação cada vez mais preparado para responder aos grandes desafios da sociedade”, apontou.
O edital é coordenado e financiado pela Adece, com execução técnica da Secitece e apoio metodológico do ICE, por meio da Coalizão pelo Impacto. A iniciativa é inspirada na estratégia do Governo Federal conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Acesse o edital do programa clicando aqui.
