O diretor-presidente da Transnordestina Logística S/A (TLSA), Tufi Daher Filho, recebeu o título de Cidadão Cearense nesta segunda-feira (15). No Estado, a empresa chefiada por Tufi realiza obras para a construção de uma ferrovia que vai ligar o Cariri ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
A homenagem partiu de iniciativa do presidente do Legislativo, Romeu Aldigueri (PSB), com coautoria do deputado estadual Agenor Neto (MDB), vice-líder do Governo de Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Ao receber Tufi em seu gabinete, Aldigueri destacou que a obra é estratégica para o desenvolvimento do Estado, “fortalecendo a infraestrutura ferroviária, gerando empregos e impulsionando a economia”.
“Um projeto que conecta o Ceará ao futuro e abre caminhos para novas oportunidades”, disse.
FERROVIA TRANSNORDESTINA
Com mais de 1.200 km de extensão, a ferrovia ligará Eliseu Martins, no Piauí, ao município de Salgueiro, cidade pernambucana de onde saem duas interseções: uma para o Porto de Suape, em Pernambuco, e outra que adentra o Ceará.
Em território cearense, ela passa por regiões como Cariri, Centro-Sul e Sertão Central, até chegar à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O empreendimento pode representar um marco para o escoamento da produção no Estado, com investimento total estimado em torno de R$ 8 bilhões. Conforme já anunciou o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz (PT), ao Opinião CE, a expectativa é de que ela diminua os custos da produção agropecuária em até 30% quando estiver concluída.
A previsão é de que o trecho cearense seja finalizado até 2027, como já anunciou o Governo Federal e o presidente Lula (PT).
