Menu

Fortaleza vai receber unidade de apoio a tratamento oncológico do Instituto Ronald McDonald

A nova unidade funcionará no Centro Pediátrico do Câncer (CPC), conhecido como Hospital Peter Pan, e os atendimentos já começam no dia 24, logo após a inauguração. Foto: Divulgação.

No dia 23, Fortaleza receberá o 11º Espaço da Família Ronald McDonald do Brasil, em apoio ao tratamento oncológico infantojuvenil no Ceará. A iniciativa é uma parceria com a Associação Peter Pan (APP).

A nova unidade funcionará no Centro Pediátrico do Câncer (CPC), conhecido como Hospital Peter Pan, e os atendimentos já começam no dia 24, logo após a inauguração.

O espaço foi criado para acolher famílias com crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, por meio do apoio, estrutura e dignidade no processo até a cura da doença. Com investimento total de cerca de R$ 1 milhão, a nova unidade tem capacidade para acolher até 25 pessoas simultaneamente.

Para Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald, o principal motriz do Instituto é poder garantir acolhimento e dignidade para as famílias.

“A inauguração do 11º Espaço da Família Ronald McDonald, agora em Fortaleza, reforça esse compromisso e amplia nossa atuação no Nordeste do Brasil. Em parceria com a Associação Peter Pan, seguimos fortalecendo uma rede de apoio fundamental para oferecer conforto e esperança a quem mais precisa”, ressaltou.

O orçamento inclui a obra, a aquisição de mobiliários, equipamentos, área do refeitório e sala multiatividades. A chegada do espaço também conta com as parcerias da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, bem como recursos obtidos por meio da campanha McDia Feliz 2023.

Com área total de aproximadamente 104 m², o novo Espaço da Família funcionará de segunda a quinta-feira, das 5h às 15h, e às sextas-feiras, das 5h às 14h.

FAMÍLIAS DO INTERIOR

O novo Espaço da Família foi pensado também especialmente para atender famílias que se deslocam de municípios mais distantes da Capital em busca de tratamentos mais avançados.

Como destaca Fábia Linhares, diretora-geral do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), o espaço oferece descanso, conforto e momentos de lazer. A unidade hospitalar também integra a iniciativa.

“O Espaço da Família representa um gesto de cuidado que vai além do tratamento. No Centro Pediátrico do Câncer, fruto da parceria entre o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e a Associação Peter Pan, acolhemos não apenas as crianças em tratamento, mas também famílias vindas do interior do Estado”, pontuou Linhares.

Muitas famílias cearenses enfrentam viagens longas, que perpassam também o emocional, muitas delas chegando ao Centro Pediátrico do Câncer ainda durante a madrugada, e aguardam horas para o início dos atendimentos hospitalares.

CÂNCER INFANTOJUVENIL EM FORTALEZA

No estado do Ceará, o câncer atinge cerca de 2,45 milhões de pessoas entre 0 e 19 anos, 27,9% da população total, conforme o Censo 2022 do IBGE.

Já com base em estimativas do INCA, o Estado deve registrar cerca de 340 novos casos apenas em 2025. No ano de 2023, foram contabilizadas 106 mortes por neoplasias na faixa etária. É o que apontam os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Em relação à estimativa de taxa de sobrevida para o câncer infantojuvenil na região Nordeste, o número chega a 60%, embora seja ainda um índice ainda abaixo do ideal.