A Comunidade do Poço da Draga, na Praia de Iracema, está recebendo a 1ª edição do Festival de Arte, Cultura e Inclusão Social da Periferia. A programação é gratuita e inclui apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições de artesanato, exibição de filmes e debates, das 8h às 21h, no Pavilhão Atlântico. O evento começou nesta sexta-feira (12) e segue até domingo (14).
“O festival busca revitalizar anseios sociais e artísticos das comunidades periféricas, valorizando coletivos da cultura tradicional popular e incentivando o protagonismo e a autonomia dos moradores”, destaca o produtor cultural Átila Melo.
Realizado pela Associação Cultural Canto da Jandaia, com apoio do Governo do Estado do Ceará, o festival dá visibilidade a grupos culturais e artistas populares das periferias de Fortaleza, promovendo atenção aos interesses socioculturais das comunidades.
Neste sábado (13), a programação inclui exposição de figurinos, adereços e adornos do Maracatu Cearense, apresentações do Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas e roda de conversa “Cordel e Repentes”, com a cordelista Teresinha Vidal e os violeiros Rosaneto & Chico Sobrinho.
No domingo (14), o festival se encerra com exposição de cordéis e xilogravuras do artista Nonato Araújo e convidados, exibição de filmes, oficina de artesanato popular e apresentações culturais com Maracatu Nação Pici, roda de capoeira da Associação de Capoeira do Poço da Draga – Mestre Tubarão, e o Grupo Musical Samba Brasil.
Além do aspecto cultural, o evento também promove o desenvolvimento econômico local, gerando trabalho, emprego e renda, e reforça a importância da inclusão social, especialmente entre os jovens.
Serviço
Festival de Arte, Cultura e Inclusão Social da Periferia
Data: 12 a 14 de setembro
Horário: 8h às 21h
Local: Pavilhão Atlântico – Poço da Draga (Rua Viaduto Moreira da Rocha, 124)
Mais informações: @associacaocantodajandaia
Grátis
PROGRAMAÇÃO
Sábado – 13/09
-
8h às 17h – Exposição de Figurinos, Adereços e Adornos do Maracatu Cearense
-
16h – Roda de Conversa: Cordel e Repentes (Teresinha Vidal, Rosaneto & Chico Sobrinho, mediação Francisco Oliveira)
-
18h às 21h – Apresentações: Rosaneto & Chico Sobrinho; Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas; Forró Pé de Serra Asa Branca
Domingo – 14/09
-
8h às 17h – Exposição de Cordéis e Xilogravuras (Nonato Araújo e convidados)
-
15h – Exibição de Filmes
-
16h – Oficina de Artesanato Popular (mediação Carlos Henrique Brito)
-
18h às 21h – Apresentações: Maracatu Nação Pici; Roda de Capoeira – Associação de Capoeira do Poço da Draga (Mestre Tubarão); Grupo Musical Samba Brasil
