Menu

Confira os benefícios da Carteira Nacional do Professor

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Nesta quinta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que declara oficialmente a Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB). O novo documento será emitido pelo Ministério da Educação (MEC) e visa reconhecer e valorizar os professores da rede pública e privada de todo o país.

Com previsão de início de emissão a partir de 15 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional do Professor, a carteira dará aos docentes acesso a uma série de benefícios, como descontos em atividades culturais, incluindo cinema, teatro e shows, além de vantagens em serviços como hospedagem e crédito bancário.

Durante a cerimônia de sanção, realizada no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o papel da nova carteira como um marco simbólico e prático para a valorização da profissão.

“Muitas vezes, o professor chegava para mim e dizia: ‘Ministro, às vezes, quando eu vou ao cinema, e que tenho que provar que sou professor, para garantir a meia-entrada, tenho que levar o meu contracheque impresso na mão’, ou o holerite, como algumas pessoas conhecem. Portanto, a carteira nacional docente brasileira vai ser uma forma de reconhecer”, destacou o autor da proposta.

Além do reconhecimento oficial, a carteira trará uma série de benefícios exclusivos para os profissionais da educação. Cada profissional terá acesso a um cartão de crédito vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, sem pagamento de anuidade, e descontos de 15% em hotéis, por meio de um convênio com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH).

Para obter a CNDB, o professor deverá realizar um cadastro no site do Programa Mais Professores para o Brasil, utilizando login e senha da plataforma Gov.br.