Menu

Líder do PSD afirma ser “muito difícil” que Kassab se imponha sobre partido no Ceará

O deputado estadual Fernando Hugo, líder do PSD na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), afirmou ser “muito difícil” que o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, se imponha sobre a posição do partido no Estado nas eleições de 2026.

Enquanto a nível estadual o PSD deve estar na coligação de apoio ao governador Elmano de Freitas (PT), no âmbito nacional, Kassab articula com partidos de oposição a Lula (PT) possível apoio a coligações oposicionistas, ou, até mesmo, lançar uma candidatura própria, com o governador do Paraná, Ratinho Jr, corado para liderar a chapa.

De acordo com o parlamentar cearense, Kassab se apresenta como um democrata, com diálogo fantástico e recepção a todos. Hugo afirmou que uma imposição, então, não seria usual do presidente nacional. “Não seria uma forma democrática”, afirmou.

Ele ressaltou, porém, que, ainda há um ano da eleição, é impossível afirmar como o partido vai se portar no pleito nos variados âmbitos. 

Ao Opinião CE, o presidente estadual do PSD, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, já afirmou que Kassab liberou a Estadual para que ela decida os rumos da sigla para o pleito. 

“Nacionalmente, quem lidera é Kassab. Nós, aqui [no Ceará], estamos liberados para fazer aliança com quem quiser no Estado”, ressaltou.

É possível acompanhar a entrevista com Fernando Hugo na íntegra no canal do Opinião CE no YouTube

PSD EM 2026

No Ceará, o PSD faz parte tanto do Governo Estadual como da Prefeitura de Fortaleza, inclusive, com cargos nos dois âmbitos do Executivo

Para o próximo ano, os partidos do arco de aliança governista se articulam para indicar os nomes que integrarão a chapa governista, tanto para a Vice como para as titularidades das duas vagas ao Senado.

Domingos Filho é pré-candidato ao Senado pelo partido. Segundo Fernando Hugo, a legenda tem “cacife próprio” para pleitear suas posições dentro da chapa de Elmano, que é defendido por todos partidos como candidato à reeleição.

O deputado ressaltou ainda que na política do bom diálogo, sempre há o que chamou de “surpresas vulcânicas”. Neste ponto, ele cita, inclusive, as candidaturas de Camilo Santana (PT) e Elmano ao Governo do Ceará, em 2014 e 2022, respectivamente. Antes da candidatura de Camilo, eram cotados nomes como Zezinho Albuquerque (PP) e do próprio Domingos Filho para suceder Cid Gomes, mas foram preteridos.

“Naquela época, estoura o nome do Camilo, com o amparo de todos aqueles que são as lideranças mais fortes do Estado. Está aí o Camilo, hoje, sendo ministro da Educação e tendo dirigido o Estado por dois mandatos”, disse.

TENTAR O 10º MANDATO

Deputado mais longevo da Assembleia, Fernando Hugo está exercendo seu nono mandato consecutivo. Na Casa, ele representa seus eleitores desde 1990, quando foi eleito pela primeira vez, em uma sequência que, em 2025, chega a 35 anos.

Para as eleições de 2026, aliás, o parlamentar já afirmou que vai se candidatar e tentar o 10º mandato consecutivo no Legislativo cearense

“Tenho ao meu favor, um amor a gente, a povo. Ando nas ruas da imensa Messejana de hoje, diferente daquela quase vila de 35 anos atrás, e tenho a felicidade de ser abraçado, beijado, cheirado e ‘esculhambado’, que faz parte do jogo também”, disse, citando a Grande Messejana, onde possui a maior parte de seus votos.

Médico, Fernando Hugo, ou como também é conhecido, Dr. Hugo, afirmou que dificilmente alguém tenha a noção do orgulho que sente ao poder responder que se candidatará novamente ao cargo. “Como um médico formado, residente em um bairro de uma cidade, se elege nove vezes consecutivamente à Assembleia maior do Estado. É algo inquietante”, destacou.

Ainda conforme com ele, seu mandato é mais que uma profissão, mas “uma obrigação poder servir” à população, o que, como disse ele, faz sem nunca ter lesado a legislação.