O Governo do Ceará, por meio do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), vem realizando uma série de Encontros de Intersetorialização da Política Estadual de Prevenção à Violência com órgãos e entidades estaduais.
O objetivo é fortalecer a construção de uma política pública integrada e consistente, voltada à prevenção da violência no Ceará.
Até o momento, já foram promovidos 10 encontros, com a participação de 32 órgãos e entidades. Estão previstos mais oito encontros, contemplando os demais órgãos e entidades do Poder Executivo — um deles ocorrerá no dia 16 de setembro.
Os encontros são organizados em blocos formados de acordo com a localização geográfica dos órgãos e entidades e têm duração aproximada de duas horas.
Durante as reuniões, são apresentados os pilares, objetivos e eixos de atuação do PReVio, as principais vulnerabilidades sociais identificadas, os níveis de prevenção, além de projetos já executados no âmbito do Programa.
Também é disponibilizada uma ferramenta digital de mapeamento que permite aos órgãos e entidades estaduais registrar seus projetos e iniciativas de prevenção, favorecendo a integração e a construção de uma política pública mais consistente e colaborativa.
Segundo o coordenador executivo de Prevenção à Violência, Avilton Júnior, a proposta reafirma o compromisso do Estado com uma política preventiva baseada em diagnóstico e integração:
“A prevenção à violência só é possível quando construída coletivamente. Esses encontros representam um passo essencial para que diferentes áreas do Governo atuem de forma alinhada, ampliando a proteção às populações mais vulneráveis”.
PROGRAMA
O PReVio é o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará, que busca contribuir para a redução e prevenção da violência por meio de uma estrutura de governança forte e da integração de políticas públicas.
O programa possui mais de 30 projetos e ações, atendendo prioritariamente jovens em situação de vulnerabilidade social, além de famílias e comunidades afetadas pela violência: mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTI+ e outros grupos historicamente marginalizados, promovendo escuta, cuidado e inclusão.
Escolas, lideranças locais e a rede de proteção são envolvidas no processo de transformação territorial, criando uma rede de apoio e articulação em cada comunidade.
O programa conta com financiamento previsto pelo BID no valor de R$ 325 milhões, sendo R$ 65 milhões de contrapartida do Tesouro Estadual.
Atualmente, o PReVio está presente em 10 municípios do Ceará: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Sobral, Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. A atuação nesses territórios é feita com base em diagnósticos sociais e indicadores de vulnerabilidade, sempre com foco na prevenção e redução das violências.
