Menu

Elmano sanciona lei que estadualiza e prevê ampliação do Hospital Regional de Itapipoca

O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou, nesta sexta-feira (12), a lei que garante a estadualização e manutenção do Hospital Regional de Itapipoca, no Interior do Ceará.

Em publicação nas redes sociais, o governador listou o impacto da medida: “ampliar os leitos e serviços hospitalares;
implantar novas especialidades;
fortalecer a regionalização da saúde; reduzir a pressão sobre hospitais da Capital;
garantir atendimento mais qualificado e humanizado para a população do Litoral Oeste, Vale do Curu e Região Norte”.

“O trabalho não para, com a missão de fortalecer o SUS e levar saúde de qualidade para todas as regiões do Ceará”, destacou.

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou na quinta-feira (11) o projeto do Poder Executivo. A proposta, de número 70/2025, autoriza a abertura de crédito especial de R$ 12,5 milhões para o Fundo Estadual de Saúde (Fundes), garantindo recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para a manutenção e expansão do hospital.

“Com esse apoio, o HRI se fortalece como um importante equipamento de saúde na região, podendo criar novos serviços, aumentar número de leitos e modernizar sua estrutura”, celebrou o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro (PT).

A incorporação à rede estadual permitirá aumentar a capacidade instalada, implantar novas especialidades, alinhar a unidade às políticas públicas de saúde e elevar a resolutividade e a humanização dos atendimentos.

Segundo o Executivo, a estadualização tornará a unidade ainda mais estratégica para a região Norte do Estado, beneficiando pacientes e fortalecendo a regionalização do atendimento do SUS.

De autoria parlamentar, o Plenário aprovou o projeto de lei n.º 538/2025, do deputado Jeová Mota (PSB), que denomina de Fausta Rodrigues Morais a areninha no distrito de Sítio Araras, no município de Ipaporanga.

O presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), comentou em suas redes sociais a importância da aprovação desse projeto.

“Tive o imenso orgulho de presidir essa sessão que mudará a história da saúde do povo de Itapipoca e de toda a região!”, comentou o presidente.