Menu

Ceará aposta em IA e deve trabalhar com Google Gemini para modernizar serviços ambientais

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participou do Google Cloud Summit 2025, em São Paulo, o maior evento de tecnologia em nuvem e inteligência artificial promovido pelo Google no Brasil, reforçando seu compromisso com a modernização da gestão ambiental.

Atualmente, o Estado já utiliza ferramentas da plataforma Google, como o Google Workspace, que permite gestão de e-mails, armazenamento em nuvem e reuniões virtuais.

A ideia, agora, é avançar na implementação do Gemini, inteligência artificial voltada para automação de processos e análise de documentos. O objetivo é maximizar o investimento público em tecnologia e garantir melhorias na prestação dos serviços ambientais.

O evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de empresas para discutir tendências em automação, ciência de dados, cibersegurança e soluções colaborativas para os setores público e privado.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) da Semace, Tiago Bessa, a participação da autarquia no encontro representa um passo significativo na modernização da gestão ambiental e no uso de tecnologias inovadoras.

O Google Cloud Summit reúne centenas de soluções tecnológicas, com ênfase em inteligência artificial aplicada a processos de governança, atendimento ao cidadão e melhoria de performance no setor público. Essa é uma oportunidade de capacitação para trazermos inovação ao nosso trabalho”, afirmou Bessa.

ECOBOT

Entre as inovações mais recentes, destaca-se o Ecobot, assistente virtual desenvolvido pela equipe da Ditec.

A ferramenta utiliza inteligência artificial para ampliar o acesso a informações oficiais, facilitar consultas e otimizar o trabalho de servidores e colaboradores.

Inicialmente disponível na rede interna da Semace, o Ecobot será expandido ainda este ano para atender o público externo, com acesso via site e WhatsApp.

Segundo Bessa, as iniciativas não apenas modernizam a gestão interna da Semace, mas também promovem mais transparência, eficiência e acessibilidade aos serviços ambientais prestados à sociedade.

A expectativa é que, com o uso dessas ferramentas, os cidadãos tenham respostas mais rápidas, processos simplificados e maior facilidade no acesso a informações oficiais.