Menu

Mutirão realizará 1.100 consultas com especialistas, exames e cirurgias em Fortaleza neste sábado (13)

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), realizará cerca de 1.100 atendimentos neste sábado (13), em mais uma edição do Dia “E” Ebserh em Ação.

A mobilização faz parte de uma ação nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com os ministérios da Educação e da Saúde, e será voltada exclusivamente para pacientes já cadastrados nas filas de espera do SUS.

No total, cerca de 270 profissionais estarão envolvidos na realização de consultas, exames e cirurgias nos dois hospitais da UFC. No HUWC, a previsão é de aproximadamente 900 procedimentos, incluindo atendimentos em cirurgia oncológica, neurologia, cardiologia, endocrinologia pediátrica, além de exames como tomografia, ultrassonografia, ressonância magnética e colonoscopia.

Já na Meac, devem ser realizados mais de 260 atendimentos voltados à saúde da mulher, como consultas ginecológicas, mamografias, inserção de DIU e exames como histeroscopia e ultrassonografia transvaginal.

A superintendente do Complexo Hospitalar, Josenília Gomes, destacou o impacto da iniciativa. “Trata-se de um dia muito relevante, pois somamos esforços para colaborar com a redução das filas do SUS. A Ebserh consolida sua potência por meio do conjunto dos hospitais universitários, que ofertam assistência de qualidade enquanto ensinam e formam profissionais”, ressaltou.